Clique aqui e veja as últimas notícias!

ENSINO

Conselho autoriza ensino remoto em 2021, mas como isso deve impactar a educação

Especialista acredita que aulas serão na modalidade híbrida, com aulas presenciais e à distância
14/10/2020 06:00 - Ricardo Campos Jr

O Conselho Nacional de Educação (CNE) deu aval para a manutenção do ensino remoto em 2021 e caberá aos estados, municípios e direção (no caso dos estabelecimentos da rede privada) decidir como será administrado o próximo ano letivo. O problema é que na visão de especialistas, a forma como as aulas têm sido ministradas é insuficiente para repassar todo o conteúdo previsto nas diretrizes nacionais.

Para a doutora em educação Ângela Costa, tem sido ventilada a hipótese da modalidade híbrida, mesclando aulas presenciais com ensino à distância. A volta à normalidade plena, segundo ela, depende da disponibilidade de vacina contra a doença pandêmica, o que não deve acontecer tão cedo. 

“Então vamos precisar de uma alternativa, uma vez que só estamos acumulando problemas de conteúdo, de aprendizado. Eu acredito que as escolas realmente vão ter que trabalhar fazendo isso. Acho que está na hora das pessoas aprenderem realmente o que é esse ensino remoto”, afirmou em entrevista ao Correio do Estado.

Ângela acredita ser impossível que todo o conteúdo previsto tenha sido aplicado, “então a primeira coisa que a escola tem que fazer, e eu acho que eles deveriam aproveitar esses dois últimos meses, é uma avaliação diagnóstica para saber quem adquiriu e o que adquiriu de conhecimento. Depois, pegar esses últimos meses de 2020 para fazer uma espécie de recuperação. A escola deveria fazer uma campanha muito séria para buscar esses alunos que estão ficando para trás para iniciar 2021 adequadamente”.

Segundo ela, o percentual de crianças que não tiveram condições de acompanhar as aulas pela internet é alto. Esse é um dos fatores também devem ser levados em conta na hora de planejar como será o próximo ano letivo.

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui