Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLIMA DE DESERTO

Entre as 20 cidades mais secas do Brasil, nove são de Mato Grosso do Sul

Umidade chega a 11% e temperaturas a mais de 40°C; não há previsão de chuva até 15 de setembro
31/08/2020 09:29 - Glaucea Vaccari


Os índices de umidade relativa do ar estão a níveis considerados estado de emergência em Mato Grosso do Sul. Das 20 cidades mais secas do Brasil, nove são do Estado.

Além disso, o Estado tem três municípios entre os mais quentes, com temperaturas acima de 40°C.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste domingo (30), Campo Grande, Costa Rica e Amambai registraram a menor umidade do Estado, de 11%, estado crítico e preocupante.

Estes foram o terceiro e quarto menores índices do país, atrás apenas de Medicilandia e Novo Repartimento, no Pará, que tiveram 7%.

Também entraram no ranking de mais secas as cidades de Água Clara, também com 11%, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Rio Brilhante e Sonora, todas com umidade de 12%.

Além do tempo extremamente seco, o calor tem sido intenso, com temperaturas acima de 40°C em algumas regiões.

No ranking das cidades mais quentes, três são de Mato Grosso do Sul, sendo Corumbá, que registrou 40,3°C; Água Clara (39,2°C) e Coxim (39,1%).

O calor extremo e baixa umidade deixam Mato Grosso do Sul com clima de deserto e acende o alerta para os riscos de problemas de saúde.  

Conforme a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Franciane Rodrigues, a massa de ar seco continuará atuando de forma intensificada em todo o Estado e não há expectativa de chuva até, pelo menos, o dia 15 de setembro.

Temperaturas continuam elevadas na semana, oscilando entre 17°C e 41°C. Em Campo Grande, mínima prevista é de 20°C e máxima de 36°C.

Todo o Estado está em alerta de perigo, emitido pelo Inmet, devido à baixa umidade. Conforme o aviso, com a variação entre 20% e 12% há risco de incêndios florestais e à saúde.

Alguns problemas causados pelo tempo extremamente seco são ressecamento da pelo, desconforto nos olhos, boca e nariz e dores de cabeça.  

Recomendações para amenizar os problemas são evitar exposição ao sol nas horas mais secas do dia, umidificar ambientes, usar hidratante para pele e lábios. Atividades físicas não são recomendadas. 

 
 

Felpuda


Questão de família acabou descambando para o lado da política, e a confusão já é do conhecimento público. 

A queda de braço tem como foco a troca de apoio político que, de um, foi para outro. Sem contar as ameaças de denúncia da figura central do imbróglio. 

A continuar assim, há quem diga que nenhum dos dois candidatos a vereador envolvidos na história conseguirá ser eleito. Barraco é pouco!