Da Redação
21/11/2020 17:31
A suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do coronavírus fez com que as escolas tivessem que se reinventar.
Com as aulas remotas, o papel da escola passou a ir além dos conteúdos das matérias consideradas tradicionais, fomentando também a pesquisa e matérias em outros campos.
Temas como desvendando fake news, mulheres que mudaram o mundo e criação de aplicativos entram para a grade curricular de escolas da educação básica.
As matérias não tradicionais são eletivas, ou seja, não obrigatórias e facultativa aos alunos.
Entre as competências trabalhadas com os temas estão pensamento crítico, trabalho em grupo, capacidade de fazer suas próprias escolhas, de resolver problemas, de se comunicar, autoconfiança e adaptação a diferentes cenários.
O ensino híbrido deve ser realidade em muitas instituições mesmo após a pandemia.
Em Mato Grosso do Sul, a Elite Rede de Ensino é uma das que aderiram ao método visando a formação integral do aluno.
A partir do ano letivo de 2021, a rede oferecerá o programa gratuito, dentro da grade curricular, que contará com uma série de disciplinas on-lines visando o desenvolvimento do aluno, dentre elas estão as eletivas.
Os estudantes poderão escolher essas matérias de acordo com os seus interesses, com os seguintes temas: desvendando fake news, mulheres que mudaram o mundo, criação de aplicativos, marketing, educação financeira, simplificando a política, consertos de casa, como criar games, fotografia, neurociência e comportamento, entre outros.