Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

VEJA O VÍDEO

Escorpião é flagrado em Unidade de Saúde

Criança de quatro anos quase foi picada
08/02/2020 08:15 - Izabela Jornada


Entrevista Mega 94 - Robson Ramos
 

Escorpião é encontrado em Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova Bahia. O animal peçonhento estava andando em uma parede do posto quando mãe de uma criança de quatro anos percebeu a presença do bicho.

O susto foi muito grande, pois, de acordo com testemunhas que estavam no local, disseram que ele poderia ter picado a criança. “A criancinha estava andando de lá para cá e a mãe viu o escorpião e rapidamente pegou a guria e tirou de perto, o escorpião ficou subindo na parede”, afirmou um paciente que estava no posto para receber atendimento no dentista da unidade. O denunciante fez apelo para que o posto receba uma dedetização e que o episódio não se repita.

O médico do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) Sandro Benites, em entrevista à Rádio Mega, declarou que Campo Grande está “diante de uma praga urbana”. O médico afirmou também que escorpiões já foram flagrados em hospitais como o Regional, o Universitário e a Santa Casa. “Como vivemos na área urbana e os escorpiões estão adaptados a isso, a gente tem escorpiões em todos os locais, inclusive em unidades de saúde. Se você for procurar, você vai achar escorpiões nas unidades de saúde, nos hospitais de Campo Grande, onde tem barata, tem escorpião”, disse Benites.

O médico alegou que colegas da área de saúde entram em contato com ele e mandam fotos de escorpiões que já foram encontrados em vários hospitais da Capital. “Para nós, não é nenhuma novidade”.

No episódio em que escorpião foi encontrado no Hospital Regional, de acordo com Benites, logo após o flagrante,  foi feita dedetização no local. “Chamamos o Centro de Zoonoses (CCZ) que é da Prefeitura de Campo Grande e eles deram um grande apoio para eliminarmos essa praga dentro do hospital”, afirmou.

O médico reconheceu a reclamação do denunciante quando ele diz que as pessoas chegam debilitadas às unidades de saúde e se deparam com um animal desses, correndo o risco de sair pior do que entrou, no hospital.

RECOMENDAÇÕES

O médico alertou ainda que os escorpiões, assim como baratas, eles sobem paredes. “Não precisam pegar elevador, já encontramos escorpiões no quinto, sexto andar de prédios”. Por esse motivo o cuidado deve ser redobrado e sempre que encontrar o animal, é importante acionar o CCZ. “O mais eficaz é fazer a medicina preventiva, mais simples, eficiente e eficaz”, reforçou.

Ainda neste mês, o médico do Civitoz adiantou que o HU receberá uma empresa que estará dedetizando a unidade. “Vão fazer primeiro externo e vão fazer uma barreira para que eles não entrem até o hospital”. 

Ouça: 

Audio acima do Dr. Sandro Benites - Civitox dando dicas e recomendações. 

 
Veja o momento em que escorpião é flagrado subindo em parede de Unidade de Saúde de Campo Grande - Divulgação/What´s app

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.