Clique aqui e veja as últimas notícias!

COVID-19

Mato Grosso do Sul deve receber 38.400 doses da vacina da Janssen

O Ministério da Saúde ainda não informou a data e o horário da chegada dos imunizantes
10/06/2021 13:05 - Mariana Moreira


O Governo Federal enviou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (10), a prévia de distribuição da vacina Janssen. Conforme o documento, Mato Grosso do Sul será contemplado com 38.400 doses do imunobiológico. 

A vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson possui dose única, eficácia de 85% para casos graves, além de proteção completa contra hospitalização e morte pela doença. 

O lote com 3 milhões do imunobiológico deverá chegar ao Brasil na próxima semana, perto de seu prazo de validade, que é 27 de junho. 

Últimas notícias

Por esta razão, o país possui uma janela de 10 a 14 dias para aplicar todas as vacinas. 

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou que o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) havia enviado solicitação ao Ministério da Saúde para que fosse enviado a quantidade de doses suficientes para vacinar toda a população do Mato Grosso do Sul. 

Entretanto, o Ministério já havia definido distribuir a vacina para todos os estados do país.

“Infelizmente não será possível reverter essa decisão do Ministério da Saúde, apesar do esforço de todos. Vamos continuar imunizando a população com as doses que o ministério nos enviar. Pedimos para que a população continue seguindo as medidas restritivas para ajudar a conter o Coronavírus”, disse Resende.

As doses da vacina da Janssen serão distribuídas aos 79 municípios. 

A quantidade que cada município irá receber será definida, após confirmação do Ministério da Saúde, com todas as secretarias municipais de Saúde em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e publicado no Diário Oficial do Estado.

Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 1.332.712 pessoas, sendo 951.374 com a primeira dose e 381.338 com a segunda dose. 

De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. 

Em MS, 33,86% da população adulta já recebeu a 1ª dose do imunizante e 13.57% foram imunizados com a segunda dose. 

Assine o Correio do Estado