Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

VENCIMENTO

Estado tem 261 mil motoristas com a CNH vencida

Prazos estão suspensos para habilitações vencidas após 19 de fevereiro, mas é possível renovar de casa
16/07/2020 16:08 - Fábio Oruê


Em Mato Grosso do Sul, cerca de 21% dos 1,2 milhões de motoristas habilitados está com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de MS (Detran/MS), são 261.624 condutores que não renovaram a CNH.

De acordo com a responsável pela Diretoria de Habilitação do Detran, Loretta Figueiredo, embora os prazos estejam suspensos para habilitações vencidas após 19 de fevereiro por conta da pandemia, o Departamento tem oferecido diversas facilidades para que o motorista fique com o documento em dia. 

“O condutor já pode renovar sua habilitação sem precisar enfrentar filas nas agências e ainda receber o documento em casa, sem custo adicional”, conclui.

O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, explica que estão sendo planejadas ações para comunicar os clientes sobre o documento em atraso. 

“Nós estamos trabalhando e avançando com ferramentas tecnológicas para oferecer praticidade, segurança e comodidade para o condutor renovar sua habilitação”, afirma.

CNH Digital

Por conta da pandemia da Covid-19, desde abril deste ano, o condutor habilitado, com o documento expedido a partir de 13 de abril de 2020, já pode ter acesso a CNH digital, antes mesmo de receber a versão impressa, seja para a renovação dos exames, primeira habilitação ou outros motivos.

O documento digital pode ser gerado em celulares, tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. Antes de baixar o app no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve ter cadastro no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

RENOVAÇÃO

Pelo novo Portal de Serviços lançado na sexta-feira (10), é possível acessar a ferramenta CNH Ágil e renovar sua habilitação sem sair de casa. Confira o passo a passo:

Etapa 1: Abertura do Processo e Emissão da Guia

Etapa 2: Agendamento de exame médico

Etapa 3: Capturar Imagem e realizar exame médico

Etapa 4: Retirar a CNH ou Receber em Casa

 
 

Felpuda


Mesmo sem ter, até onde se sabe, combinado com o eleitor, candidato a prefeito começou a apresentar nomes do seu ainda hipotético secretariado, pois parece estar convicto de que conseguirá vencer a disputa.

Os adversários dizem por aí que ele está muito distante de “ser um Jair Bolsonaro”, que, ainda na campanha eleitoral para presidente da República, já falava em Paulo Guedes para ser seu ministro de Economia. Como sonhar é permitido