Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DESCARTADA

Estudante que teve contato com infectada não está com coronavírus

Jovem bebeu no mesmo copo que a amiga, mas testou negativo para Covid-19
18/03/2020 17:00 - Súzan Benites


 

A estudante de medicina veterinária, Camila Rafaela Pangoni, 23 anos, teve resultado negativo para o novo coronavírus. A jovem e o namorado estiveram na casa noturna Valley e tiveram contato com a amiga do casal que foi um dos primeiros casos de Covid-19 confirmados em Mato Grosso do Sul. 

Camila informou que tanto o exame dela quanto do namorado deram negativo. “Estamos bastante aliviados”, disse. Ao Correio do Estado ela disse que tanto ela quanto o namorado estavam isolados desde a quinta-feira (11).

A jovem inicialmente não conseguiu fazer o exame para o Covid-19, o novo coronavírus, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Almeida. De acordo com a estudante, desde o final da tarde de sábado (14) ela tentava fazer um exame para detectar se estava com o novo coronavírus, isso porque a jovem entrou em contato com uma amiga que foi diagnosticada com a doença.

“Como eu não apresentei sintomas e ninguém da minha família apresentou, ninguém fez o exame. Eu só consegui fazer o teste por conta da repercussão que deu, se não, também não fariam os exames em mim”, considerou.

Ela foi a uma unidade de saúde pública, mas por não ter a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) teve o exame negado pela UPA. Entretanto, após o caso ser divulgado, a estudante conta que recebeu uma ligação, convidado para retornar ao posto de saúde. A jovem foi acompanhada do namorado. “Eu e meu namorado fizemos. Ficará pronto em dois dias. Dessa vez foram super atenciosos”, declarou a jovem.

Antes, porém, Camila usou as redes sociais para demonstrar sua indignação por não conseguir realizar o exame. “Desde que eu soube do caso do neto do Zahran, eu e meu namorado tomamos todas as providências necessárias. Ficamos isolados na casa dele esperando o resultado da minha amiga, pois ela estava em uma festa comigo na quarta-feira a noite e na quinta-feira descobrimos que o namorado dela estava positivo para o coronavírus”, publicou.

A estudante é amiga de Thayany Silva, uma das duas pessoas confirmadas para coronavírus pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ela e a amiga foram em uma festa juntas, e ela conta que chegaram até a dividir o mesmo copo. 

“Quando a minha amiga confirmou, eu liguei para os meus familiares informando o dela e eles foram atrás em busca de informações de como fazer o exame”, contou Camila.

CORONAVÍRUS

Mato Grosso do Sul registrou seis pessoas que testaram positivo para a Covid-19, conforme boletim divulgado na tarde de ontem (17) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). No total, desde o dia 25 de janeiro deste ano, foram notificados 122 casos suspeitos de coronavírus, com 69 destes descartados após resultado dar negativo para Covid-19 e 11 excluídos por não se encaixarem na definição de casos suspeitos do Ministério da Saúde.

Todos os casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central (Lacen/MS), onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo Influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde. Anteriormente, as amostras eram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

 

 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.