Cidades

PRESIDENTE BOLIVIANO

Evo Morales vê risco de golpe de Estado no Brasil

Evo Morales vê risco de golpe de Estado no Brasil

band

22/08/2015 - 06h00
Continue lendo...

O presidente boliviano, Evo Morales, advertiu nesta sexta-feira (21) para o risco de um golpe de Estado no Brasil, o que "não vamos permitir" porque "não estamos mais no tempo de oligarquias e hierarquias".

"Não vamos permitir golpes de Estado no Brasil e nem na América Latina. Vamos defender as democracias", afirmou Morales em uma escola militar em Cochabamba (centro do país).

Morales fez a advertência coincidindo com o 44º aniversário do golpe militar de 1971, que exaltou o então coronel Hugo Banzer, apoiado, segundo os historiadores, por militares do Brasil e da Argentina, com o apoio do Pentágono.

"Pessoalmente, nossa conduta irá defender Dilma (Rousseff), presidente do Brasil e o Partido dos Trabalhadores", declarou Morales, dias após de opositores realizarem várias manifestações no Brasil exigindo a renúncia da presidente.

Morales fez votos para que "o tema do golpe de Estado no Brasil seja somente uma questão midiática. É nossa obrigação defender os processos democráticos, a democracia e especialmente os processos de libertação sem interferência externa".

La Paz e Brasília mantêm certas afinidades políticas, afetadas por um episódio em 2013, quando o senador boliviano opositor Roger Pinto fugiu para território brasileiro em um veículo diplomático e foi protegido por funcionários da embaixada do Brasil em La Paz, onde estava asilado desde maio de 2012.

Após sua incomum entrada no Brasil, Pinto pediu refúgio. A fuga de Pinto gerou uma crise diplomática entre o Brasil e a Bolívia, que levou à saída do chanceler brasileiro Antônio Patriota. O embaixador brasileiro em La Paz não foi reposto desde então.

Por outro lado, Morales e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantiveram as relações bilaterais no mais alto nível.

vale da celulose

Arauco agora faz mistério sobre construção de ramal ferroviário

Previsão era de que a construção começasse em setembro, mas somente agora saiu a licença de instalação. Fábrica de celulose deve ser ativada em dois anos.

15/11/2025 12h30

Previsão é de que a fábrica de celulose seja concluída em dois anos e obra do ramal levará ao menos 18 meses

Previsão é de que a fábrica de celulose seja concluída em dois anos e obra do ramal levará ao menos 18 meses

Continue Lendo...

Anunciado desde o começo do projeto e apesar de ter obtido nesta semana a licença para instalação do ramal ferroviário de 47 quilômetros ligando a futura fábrica de celulose de Inocência à Ferronorte, a Arauco prefere agora fazer mistério sobre a obra e nem mesmo informa se realmente vai tirar o projeto do papel. 

Ao receber a licença de instalação, o comando da empresa se comprometeu a pagar uma compensação ambiental no valor de R$ 4.302.206,44, conforme publicação do diário oficial do Governo do Estado no dia 12 deste mês. O montante equivale a 0,64% do valor de referência da obra, de R$ 671.171.000,00. 

Procurada pela reportagem do Correio do Estado para falar sobre o cronograma da obra (início e fim) valor atualizado do investimento e andamento das negociações para indenização dos proprietários das terras pelas quais deve passar a ferrovia, a Arauco se limitou a informar que "não tem novas informações sobre o assunto". 

Indagada se efetivamente vai tirar o projeto do papel, a gigante da celulose não deu mais retorno. As concorrentes Suzano e Eldorado também obtiveram licença da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construção de ferrovias, mas mantiveram engavetados os projetos para ligar Três Lagoas a Aparecida do Taboado, por onde passa a Ferronorte. Por enquanto, tudo é escoado por caminhões.

A fabrica de Ribas do Rio Pardo, da Suzano, despacha sua produção por caminhões até Inocência, onde construiu um terminal intermodal às margens da ferrovia.

A previsão inicial da Arauco era começar a construção do ramal em setembro deste ano, mas a licença de instalação foi concedida somente agora. Esta mesma previsão apontava um investimento da ordem de R$ 1 bilhão para instalação dos trilhos.

Além disso, existe a previsão de mais R$ 1,4 bilhão para compra de 23 locomotivas e aproximadamente 750 vagões, incluindo reservas, para formar sete comboios de 100 vagões cada. 

Com capacidade para produzir até 3,5 milhõs de toneladas por ano, o planejamento é de que um comboio com cem vagões saia da fábrica rumo ao porto de Santos diariamente levando 9,6 mil toneladas em uma única viagem, o que equivale a cerca de 200 camilhões.

Estes investimentos de R$ 2,4 bilhões não estão previstos no projeto original de construção da fábrica, que é da ordem de R$ 25 bilhões. O trajeto previsto da ferrovia, caso realmente saia do papel, será paralelo à MS-377.

De acordo com o cronograma original, a fábrica deve entrar em operação daqui a dois anos, no último trimestre de 2027. Até lá, em tese, ainda existe tempo hábil para conluir a ferrovia, já que a estimativa do comando da Arauco é de que seja possível construir o ramal em um ano e meio. 

Essa "folga", contudo, corre o risco de ser engolida por conta do impasse sobre a indenização dos 400 hectares de terras que terão de ser desapropriadas para dar lugar aos trilhos. 

A multinacional chilena está disposta a pagar uma média dee R$ 76 mil por alqueire. Os cerca de 30 proprietários afetados, porém, alegam que o valor de mercado está na casa dos R$ 260 mil. Caso consigam uma decisão judicial favorável, podem travar todo o projeto.

PLANO B

Mas, ao mesmo tempo em que faz os planos para construir a ferrovia, a Arauco também admite que estuda a possibilidade de a celulose ser despachada pela hidrovia dos rios Paraná  Tietê. 

Os chilenos estudam uma alternativa logística, combinando rodovia, hidrovia e ferrovia. Conforme esta alternativa, a celulose seria levada em caminhões até Três Lagoas, numa distância da ordem de 130 quilômetros. 

Depois,  a celulose seguiria pela hidrovia Paraná-Tietê até Pederneiras (SP), numa distância de 450 quilômetros e somente depois disso seria levada pela ferrovia até o Porto de Santos, percorrendo mais 550 quilômetros por trilhos. 

Caso opte por esta alternativa, não precisaria construir o ramal ferroviário. A viabilidade, porém, depende da análise dos impactos e custos dos múltiplos transbordos de carga. Segundo a Arauco, a hidrovia é mais competitiva que o transporte rodoviário, retirando mensalmente 6 mil caminhões das estradas e reduzindo em 80% as emissões de CO. Já o transporte ferroviário reduz as emissões em 60% em comparação ao rodoviário, 

 
 

Cidades

Criminosos são presos por tráfico de animais silvestres em Bodoquena

Após denúncia, agentes da PMA abordaram o veículo com os criminosos e localizaram, entre os animais, duas aranhas-caranguejeiras e um filhote de macaco-prego desnutrido

15/11/2025 11h18

Divulgação PMA

Continue Lendo...

A Polícia Militar Ambiental (PMA) prendeu seis membros de uma quadrilha de tráfico de animais silvestres. Entre os animais apreendidos estava um filhote de macaco-prego com sinais de desnutrição, encontrado em um balneário de Bodoquena.

A ação ocorreu durante a Operação Bocaiúva, nesta sexta-feira (14). Com o grupo, a equipe localizou aranhas-caranguejeiras, um lagarto e uma cobra, além de equipamentos usados na captura dos animais.


Após receber a denúncia de que homens estariam capturando animais na região de um balneário na zona rural do município, a equipe da PMA, durante fiscalização, abordou um veículo com quatro ocupantes.

Eles negaram que estivessem capturando animais.

No veículo, os policiais ambientais encontraram três rádios comunicadores, lanternas, um estilingue, cordas e outros materiais, cuja finalidade o grupo não soube explicar.

No balneário onde estavam hospedados, a equipe encontrou animais em garrafas plásticas, entre eles, uma cobra, um lagarto verde e duas aranhas-caranguejeiras, sendo uma guardada em um pote tipo tupperware e outra em uma caixa de isopor.

Resgate


Em uma caminhonete preparada para o transporte, foi localizado um filhote de macaco-prego dentro de uma caixa que apresentava sinais de desnutrição.

A equipe apreendeu ainda sete caixas resistentes usadas para transporte de animais de pequeno porte (três montadas e quatro desmontadas) e uma gaiola artesanal armada com isca de frutas nativas, encontrada na mata lindeira e utilizada especificamente para a captura de macacos.

 

 

 

Grupo criminoso


O grupo revelou que cada integrante possuía funções específicas, o que caracteriza organização criminosa. Havia os responsáveis pela captura dos animais, pelo financiamento e apoio logístico, e pelos deslocamentos dos animais até o comprador final. Segundo informações preliminares, o destino seria o Rio de Janeiro ou Minas Gerais.

Os criminosos foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Bodoquena, junto com o material apreendido. Os animais foram soltos em seu habitat natural.

Já o filhote de macaco-prego foi encaminhado ao Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Miranda para atendimento veterinário emergencial e, posteriormente, será levado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).