Clique aqui e veja as últimas notícias!

CORONAVÍRUS

VÍDEO: exame flagra coágulos surgindo em pacientes com quadros graves de Covid

Veja o vídeo abaixo: Agora não restam dúvidas de que a doença também afeta sistema circulatório
30/07/2020 06:00 - Ricardo Campos Jr


Pesquisadores flagram coágulos surgindo em pacientes

Pesquisadores brasileiros registraram ao vivo os efeitos do novo coronavírus no sistema circulatório de pacientes graves. 

Com ajuda de um microscópio especial, eles fizeram um exame que foi capaz de captar a formação de trombos (pequenos coágulos) embaixo da língua de pessoas com Covid-19.

Até o momento, havia apenas suspeitas de que a Covid-19 afetava os vasos sanguíneos. 

A hipótese surgiu após autópsias nos pulmões de mortos pela doença.

Houve também casos em que os profissionais identificaram a presença de isquemia nos dedos dos pés em pacientes ainda acamados. 

A situação ocorre quando o sangue não consegue chegar a alguma parte do corpo. Nesse caso, o membro fica com a coloração roxa.

Os cientistas duvidavam se o problema era mesmo causado pelo vírus ou pelos longos dias de internação.

Contudo, médicos do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) encontraram os trombos em pacientes no primeiro dia dentro do hospital. 

Não há como fazer o exame no pulmão de uma pessoa viva, pois seria um procedimento muito invasivo, então optou-se pela região sublingual, que tem a presença de vários vasos sanguíneos.

Os pesquisadores chegaram a ver a circulação sendo interrompida no exato momento do exame, diante dos olhos deles. Além disso, os quadros clínicos de todos os voluntários se agravaram e todos acabaram intubados posteriormente.