Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PANDEMIA

“Temos quantitativo suficiente”, diz secretário de saúde sobre testes que detectam coronavírus

Exames são usados em todo o Brasil
05/04/2020 13:09 - Bruna Aquino, Fábio Oruê


 

Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou na manhã de hoje (5), que Mato Grosso do Sul tem exames convencionais suficientes para usar. O teste usado para detectar a presença do vírus causador da Covid-19 é o  Proteína C-reativa (PCR). 

“Essa semana vamos verificar o quantitativo de exames que a gente comprou, principalmente os exames de PCR, que são os exames convencionais; Chegou uma leva do Ministério da Saúde de 396 exames, nós temos um quantitativo suficiente para fazer exames com as indicações que foram emanadas no Ministério da Saúde”, disse ele, em transmissão ao vivo pelo Facebook. 

Porém, esses testes precisam ser validados por meio de nota técnica. “Estamos aguardando que haja uma nota técnica do Ministério da Saúde ou uma nota técnica de todos os secretários de saúde [do Brasil]. Vamos nos reunir hoje à tarde, por videoconferência, para conversar sobre o uso dos teste rápido; os testes precisam ser validados, principalmente para uso nos  nos profissionais de saúde e segurança”, explicou Resende. 

Os testes de PCR, que são mais demorados e precisos, são usados em todo o Brasil para diagnóstico do coronavírus.

 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!