Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

NOVAS EM FOLHA

Com parte das pistas recapeadas, aulas e exames práticos retornam no Detran

No inicio do mês passado, dezenas de buracos atrapalhavam alunos
27/04/2020 12:42 - Bruna Aquino


 

Bem diferente do mês passado, quando proprietários de veículos e alunos de direção reclamavam quase que diariamente das dezenas de buracos nas pistas de testes para habilitação veicular, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) voltou as aulas e exames com restrições nas pistas que já estão recapeadas.

Por conta da pandemia do novo coronavírus as aulas e provas práticas foram interrompidas desde o dia 20 de março, tempo que o departamento utilizou para iniciar os trabalhos de recapeamento. 

As atividades de direção veicular retornaram de forma parcial também em Dourados. E apenas as aulas foram autorizadas nos demais municípios desde a semana passada. 

Segundo a diretora de habilitação do Departamento, Rosilda Melo, em Campo Grande apenas os exames de categorias C, D e E serão realizados. “Os exames de categoria A e B retornarão após a finalização de recapeamento da pista de exames”, disse. 

 
 

Rosilda explica que é necessário que as empresas do Centro de Formação de Condutores (CFC) reagendem os alunos que não realizaram os exames devido à interrupção dos atendimentos. “Para retornar as provas é obrigatório o uso da máscara por parte do aluno, do instrutor e do examinador, além do uso do álcool em gel, disponibilizado dentro do veículo”, disse. 

Ainda segundo a diretora, o instrutor irá higienizar carro a cada aluno que usá-lo e além disso,  a recomendação é para não agendar ou realizar exame para o candidato que apresentar sintomas como tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, pois este poderá ser impedido de realizar o exame. 

Com os cuidados necessários, as aulas práticas estão sendo liberadas gradativamente na Capital. “Conforme os planos de contenção de riscos apresentados por cada CFC é aprovado pela prefeitura, podem retomar. Hoje por exemplo, cinco empresas já apresentaram aprovação e estão aptas a voltar a realizar as aulas práticas”, explicou a diretora de Educação, Elijane Coelho.

 

Felpuda


Apressadas que só, figurinhas tentaram se “apoderar” do protagonismo de decisão administrativa. Não ficaram sequer vermelhas quando se assanharam todas para dizer que tinham sido responsáveis pela assinatura de documento que, aliás, era uma medida estabelecida desde 2019. Quem viu o agito da dupla não pode deixar de se lembrar daquele pássaro da espécie Molothrus bonarienses, mais conhecido como chupim, mesmo. Afe!