Cidades

Estudo

Extinção da vida marinha pode ser sem precedentes

Extinção da vida marinha pode ser sem precedentes

DA BBC BRASIL

22/06/2011 - 23h00
Continue lendo...

Um novo estudo indica que os ecossistemas marinhos enfrentam perigos ainda maiores do que os estimados até agora pelos cientistas e que correm risco de entrar em uma fase de extinção de espécies sem precedentes na história da humanidade.

O levantamento vem de especialistas que integram o IPSO (sigla em inglês de Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos), entidade formada por cientistas e especialistas no assunto.

Eles concluíram que fatores como a pesca excessiva, a poluição e as mudanças climáticas estão agindo em conjunto de uma forma que não havia sido antecipada.

A pesquisa reuniu diferentes disciplinas, incluindo ambientalistas com especialização em recifes de corais, toxicologistas e cientistas especializados em pesca.

"As conclusões são chocantes. Estamos vendo mudanças que estão acontecendo mais rápido do que estávamos esperando e de formas que não esperávamos que fossem acontecer por centenas de anos'', disse o diretor científico do IPSO, Alex Rogers, também professor da Universidade de Oxford.

Plástico

Entre as mudanças que estão ocorrendo antes do esperado estão o derretimento da camada de gelo no Ártico, na Groenlândia e na Antártida, o aumento do nível dos oceanos e a liberação de metano no leito do mar.

O estudo observou também que existem efeitos em cadeia provocados pela ação de diferentes poluentes. Alguns deles permanecem nos oceanos por estarem presos a pequenas partículas de plástico que foram parar no leito do oceano. Com isso, há um aumento do poluentes que são consumidos por peixes que vivem no fundo do mar.

Partículas de plástico são responsáveis também por transportar algas de um lado para outro, contribuindo para a proliferação de algas tóxicas, o que também é provocado pelo influxo para os oceanos de nutrientes e poluentes provenientes de áreas agrícolas.

O levantamento descreveu ainda como a acidificação do oceano, o aquecimento global e a poluição estão agindo de forma conjunta para aumentar as ameaças aos recifes de corais, tanto que 75% dos corais mundiais correm o risco de sofrer um severo declínio.

Ciclos

A vida na Terra já enfrentou cinco "ciclos de extinção em massa'' causados por eventos como o impacto de asteróides, e muitos cientistas acreditam que o impacto de diferentes ações exercidas pelo homem poderá contribuir para um sexto ciclo.

"Ainda contamos com boa parte da biodiversidade mundial, mas o ritmo atual da extinção é muito mais alto [do que no passado] e o que estamos enfrentando é, certamente, um evento de extinção global significativa'', afirma o professor Rogers.

O relatório observa ainda que eventos anteriores de extinção em massa tiveram ligação com tendências que estão ocorrendo atualmente, como distúrbios no ciclo de carbono, acidificação e baixa concentração de oxigênio na água.

Os níveis de CO2 que estão sendo absorvidos pelos oceanos já são bem mais altos que aqueles registrados durante a grande extinção de espécies marinhas que ocorreu há 55 milhões de anos, afirma a pesquisa.

Entre as medidas que o estudo aconselha sejam tomadas imediatamente está o fim da pesca predatória, especialmente em alto-mar, onde atualmente há pouca regulamentação. Outras medidas envolvem mapear e depois reduzir a quantidade de poluentes --como plásticos, fertilizantes agrícolas e detritos humanos-- e reduzir de forma acentuada os gases do efeito estufa.

As conclusões do relatório serão apresentadas na sede da ONU, em Nova York, nesta semana, durante um encontro de representantes governamentais sobre reformas na maneira de gerenciar os oceanos.

EDUCAÇÃO

Clube de Ciências no Bioparque Pantanal está com as inscrições abertas até dia 31 de maio

Projeto busca reforçar a educação ambiental oferecendo experiência e conhecimento para popularizar a ciência

21/05/2024 15h00

Clube de Ciências no Bioparque Pantanal está com as inscrições abertas até dia 31 de maio

Clube de Ciências no Bioparque Pantanal está com as inscrições abertas até dia 31 de maio Divulgação

Continue Lendo...

Estudantes interessados em fazer parte do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal têm até o dia 31 de maio para se inscrever. O projeto busca reforçar a educação ambiental oferecendo experiência e conhecimento para popularizar a ciência.

A iniciativa tem como objetivo estimular a pesquisa e o desenvolvimento estudantil, de forma que promova a integração entre a comunidade científica e a conservação da biodiversidade no bioma pantaneiro.

Serão considerados projetos que abordem os temas do Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do empreendimento (Nuptec): Sustentáveis, Sociais, Educacionais e de Desenvolvimento e Inovação. O principal objetivo do edital é incentivar pesquisas científicas que contribuam para a compreensão, preservação e gestão sustentável do ecossistema do Pantanal.

As vagas são exclusivas para professores e estudantes de escolas públicas e privadas do estado de Mato Grosso do Sul. As inscrições e submissões de projetos podem ser feitas até o dia 31 de maio pelo link.

O preenchimento da ficha de inscrição on-line é responsabilidade do professor. Caso algum campo não seja preenchido ou o projeto não seja enviado, a inscrição será eliminada.

O projeto terá duração de seis meses e será composto por doze grupos, cada um com até cinco estudantes e dois professores-orientadores.

Para mais informações, os candidatos podem contatar a equipe organizadora pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (67) 3389-9619.

ESTUDOS

Cursos gratuitos de vendas e outros 4 estão com as inscrições abertas na Capital

As oportunidades são oferecidas pela Prefeitura de Campo Grande, e tem vagas em cursos de Auxiliar em Serviços Jurídicos, Depilação Egípcia, Design de Sobrancelha, Automaquiagem e Vendas

21/05/2024 14h00

Cursos gratuitos de vendas e outros 4 estão com as inscrições abertas na Capital

Cursos gratuitos de vendas e outros 4 estão com as inscrições abertas na Capital Divulgação

Continue Lendo...

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Auxiliar em Serviços Jurídicos, Depilação Egípcia, Design de Sobrancelha, Automaquiagem e Vendas. As oportunidades são ofertadas pela Prefeitura de Campo Grande nos dias 27 a 29 de maio.

Todos os cursos acontecem na Secretaria Municipal da Juventude, localizada na rua 25 de Dezembro, 924. Edifício Marrrakech. Os interessados podem realizar sua inscrição pelo site (clique aqui).

O curso Auxiliar em Serviços Jurídicos, tem como objetivo capacitar o aluno para atuar como auxiliar em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e órgãos públicos, com ênfase no desenvolvimento de habilidades para poder realizar rotinas administrativas e processuais essenciais. 

“Abordaremos temas como alimentação de sistemas jurídicos, acompanhamento de correspondentes, cadastro de processos, operações de início e conclusão de processos”, garante André Luiz da Silva Souza, especialista em Direito Trabalhista, Civil e Consumidor.

Confira as informações: 

Depilação Egípcia

  • 27 a 29/05

  • Horário: 8h às 11h30

 

Design de Sobrancelha

  • 27 a 29/05
  • Horário: 8h às 11h30

 

Automaquiagem

  • 27 a 29/05
  • Horário: 13h30 às 17h30

 

Auxiliar em Serviços Jurídicos

  • 27 a 29/05

  • Horário: 18h30 às 21h30

 

Vendas

  • 27 a 29/05
  • Horário: 18h30 às 21h30

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).