Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

VEJA O VÍDEO

Falha na emissão de notas gera fila de caminhões boiadeiros

Caminhoneiros queixam-se que gado não pode ser transportado por falta de documentação
04/02/2020 17:35 - SÚZAN BENITES


 

Um leitor do Correio do Estado, que prefere não se identificar, denunciou que nesta terça-feira (4) uma fila de caminhões carregados de gados se formou. De acordo com o leitor, o transtorno se deu por falta de liberação de nota fiscal e do Guia de Trânsito Animal (GTA). Os documentos são emitidos pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Iagro), que informou que nesta terça-feira (4) emitia os documentos de forma presencial.

“Está tudo travado, as carretas carregaram de manhã para um leilão e não saem as notas. O gado que está no local não consegue sair, já estão chegando outros gados para o leilão da noite e o sistema da Iagro não libera as notas”, disse o leitor.

De acordo com o presidente da Iagro-MS, Daniel Ingold, a Agência enfrentou um problema no sistema que emite os documentos nesta terça-feira. “Está ocorrendo um problema no Sistema de Gestão de Informação (SGI). Para contornar o problema , estamos emitindo manualmente na sede local”, explicou.

Desde 2017, os produtores rurais tem a possibilidade de realizar novos registros de vacinação (atestado de brucelose, aftosa reforço e 1ª Vacina), e novas modalidades de emissão de e-GTA, como abate para terceiros além da possibilidade de emissão da guia de trânsito para novas espécies, por meio digital.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) há uma série de documentos que são necessários para o transporte de bovinos, alguns deles são de responsabilidade da fazenda e devem ser conferidos pelo encarregado do embarque. Outros são de responsabilidade das transportadoras (ou setor de transporte do abatedouro) e dos motoristas boiadeiros.

“É obrigação do motorista boiadeiro verificar se os documentos do veículo e carteira de habilitação estão em ordem e dentro dos prazos de validade. No caso de haver algum problema com a documentação do veículo ou do motorista, avalie a possibilidade de substituí-los ou adie a viagem até a regularização dos documentos. Não é incomum casos de motoristas ou veículos que são detidos em postos policiais devido a irregularidades com documentos”, informa a publicação do Mapa.

Confira o vídeo enviado por leitor, e que mostra a fila de caminhões em frente ao local que realiza leilões:

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo....