Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORRIDA PELA VACINA

Fase III de testes da vacina chinesa são expandidos nesta semana no Brasil

Caso parceria entre Butantan e Sinovac chegue a um resultado, prevenção será feita pelo SUS
05/08/2020 15:20 - Rodrigo Almeida


A Universidade Nacional de Brasília (Unb) começa nesta quarta-feira, 5, os testes da nova vacina contra o novo coronavírus. Desde o fim de julho, a fabricante chinesa Sinovac faz testes da fase 3 da pesquisae. 

Iniciados em São Paulo em parceria com o Instituto Butatan, a última fase de testes serão agora conduzidos na UnB. Em todo o Brasil, esta etapa envolverá 9 mil profissionais da saúde como voluntários. 

De todos os 12 centros selecionados no país, cinco já estão em operação. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP foi o primeiro a aplicar a CoronaVac, no dia 21 de julho.

Outros quatro centros também iniciam os testes nesta semana. Amanhã (06) começam no Hospital das Clínicas na Unicamp, em Campinas (SP), e na sexta-feira (07), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná e na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP). No sábado (08), é a vez do Hospital São Lucas da PUC do Rio Grande do Sul.

As duas primeiras fases de ensaios clínicos foram realizadas com cerca de 700 voluntários na China, e os resultados foram animadores. Antes disso, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra o coronavírus.

Caso seja comprovada a eficiência da vacina, Sinovac e Butantan firmarão acordo de transferência de tecnologia para produção em escala e fornecimento gratuito pelo SUS. Isso se a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) der o aval para a produção da vacina.

 
 

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!