De carcaça de jacaré gigante até vídeo em 3D para ver os astros e estrelas, a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que está ocorrendo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) traz diversidade de atrações para todas as idades. Uma das curiosidades que pode ser apreciada pelo público é sobre experimentos feitos pela unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em que o Observatório Nacional do Rio de Janeiro tem garantido a qualidade das localizações por meio de satélites utilizados pelos famosos GPSs.
Estudos feitos durante eclipses lunares tem garantido exatidão precisa da teoria da relatividade e das ondas gravitacionais, responsáveis pela certeza dos cálculos das localizações do sistema. De acordo com o pesquisador do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, se acontecer algum desvio das ondas gravitacionais, a interferência nos GPSs é direta. “Estudos em que podemos observar as ondas gravitacionais nos garante confirmar a teoria da relatividade em que nos baseamos para o funcionamento dos GPSs”, afirmou o pesquisador Ricardo Ogundo. No local, tem estande em que o público pode observar os astros e as estrelas por meio de um telescópio.
O pesquisador informou ainda que quando ocorrem eclipses a incidência de luz na terra é alterada de alguma maneira, isso interfere diretamente na vida animal. “O bicho pensa que já está à noite e aqueles que são de caça, saem para caçar mais cedo”, explicou.
Em outro estande, é possível contemplar fóssil de mais de 15 milhões de anos de jacaré com 15 metros de comprimento. O esqueleto é réplica do original que se encontra no segundo maior museu de história natural, o Emílio Goeldi, em Belém do Pará.
Tenda do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizado no estado do Amazonas, apresentou projetos em que biólogos estão desenvolvendo tecnologia que permitem identificar espécies por meio de sons. Estações acústicas estão sendo espalhadas pela mata para que animais possam ser monitorados. O dispositivo capta espécies aquáticas também.
Projetos mais inusitados como o do Laboratório Nacional de Astrofísica, em que pesquisadores pretendem descobrir planetas que possam gerar vidas também são uma das mais de 250 atrações. Estudos feitos na área concluíram as distâncias limites exatas para que planetas possam ser habitados por seres.
OUTROS PROJETOS
No estádio do Moreninho, ainda fazendo parte da feira, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental puderam participar do evento apresentando seus trabalhos. Projetos de desenvolvimento sustentável e até como sobre se prevenir de doenças foram alguns dos temas dos alunos.
OUTRAS ATRAÇÕES
A 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, maior evento científico da América Latina começou neste domingo (21).
A programação para esta segunda-feira (22) vai desde palestras em inglês com tradutor simultâneo até arena de jogos destinado para campeonato realizado pelo Sebrae.
Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”, a feira terá mais de 250 atividades até o próximo sábado (27).
Além de todos os estandes com diversas atrações, na tarde de hoje, às 18h terá show dos grupos Mais Brasil e Muchileiros.
Sobre as palestras e toda a programação científica você pode conferir aqui.