Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TEMPO

Feriado e fim de semana serão marcados por calor e tempo seco

Temperaturas se aproximam de 40°C e não há previsão de chuva
29/04/2020 18:36 - Glaucea Vaccari


 

Feriado de Dia do Trabalhador (1º) e o primeiro fim de semana de maio será de muito calor e tempo seco, com índices de umidade relativa do ar em torno de 30%, considerado estado de atenção, e sem previsão de chuva em Mato Grosso do Sul.

De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (31), um canal de baixa pressão trazendo calor e umidade da Amazônia atua sobre o Estado, que deve ter temperaturas amenas durante a manhã e noite, mas que se elevam na parte da tarde.

No feriado, na sexta-feira, dia deve ter céu claro, com sol entre poucas nuvens, a umidade abaixo de 30%. No fim do dia, uma frente estacionária, que é uma fronteira entre ar quente e frio que resulta quando uma uma frente de frio ou calor deixa de se mover, se aproxima do sul do Estado. O Dia do Trabalhador deve ter calor intenso, com máxima de 38°C.  

No sábado (2), a frente começa estacionária no sul do Estado, onde o dia amanhece nublado, mas se desfaz rapidamente. Céu deve ser predominantemente claro durante o dia, também com baixos índices de umidade. Temperaturas oscilam entre 18°C e 36°C.

Condições climáticas não mudam no domingo, quando a presença de uma alta pressão dificulta a formação de nuvens e dia deve ser predominantemente de sol e tempo seco, com índices considerados prejudiciais à saúde.

Em Campo Grande, minima prevista é de 18°C e a máxima de 33°C, com céu variando entre claro e parcialmente nublado, sem chuva.  Maiores temperaturas estão previstas para a região do Pantanal, com Corumbá e Porto Murtinho podendo registrar a máxima, de 38°C, com mínima de 22°C.  

UMIDADE BAIXA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível de umidade considerado aceitável deve estar acima de 30%, abaixo disso já é prejudicial à saúde, podendo causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressacamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação nos olhos, eletricidade estática nas pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento potencial de incêndios em pastagens e florestas.  

Orientação em casos de tempo seco é que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, especialmente no período da tarde, e umidifique ambientes através de vaporizantes, toalhas molhadas e recipientes com água.

Também é recomendado evitar exposição ao sol, usar soro fisiológico nos olhos e narinas e evitar aglomerações em ambientes fechados.

 

Felpuda


Candidato a prefeito em cidade do interior tremeu que só nas bases diante da decisão que tirou a corda do pescoço de adversário, liberando o dito-cujo para disputar a eleição.

Como acreditava que o pleito seria “um passeio”, estava até pensando no modelito que usaria no dia da posse.

Agora, teme nadar, nadar e morrer na beira da praia, deixando o terno pendurado no cabide.