Com previsão de entrega para o dia 29 do próximo mês, a revitalização da rua 14 de Julho, uma das vias mais movimentadas da Capital, já está com quase todas as fases concluídas. Um dos pontos de destaque nas obras do Reviva Campo Grande, a conversão de fiação elétrica elevada em subterrânea entra agora em fase de finalização.
Segundo balanço da Engepar, empreiteira responsável pela revitalização, 97% da etapa da obra referente à fiação elétrica já está concluída. Para a finalização, ainda restam ajustes nos transformadores, local de saída da rede de baixa tensão, de uma última quadra.
O projeto de embutimento de fios custou R$16 milhões do total de R$60 milhões investidos na revitalização. Uma das mudanças mais expressivas do projeto Reviva Centro, a implantação da fiação subterrânea vai além da diminuição no impacto da poluição visual. O embutimento dos fios garante proteção contra enchentes e descargas na rede elétrica, além de diminuir riscos de oscilações na energia da região.
De acordo com a Engepar, 97% do total da obra já foi concluído. Foram executadas totalmente as fases referentes à drenagem de águas pluviais, sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, telecomunicação, rede de iluminação pública, infraestrutura para Agetran, segurança e TI, além da vistoria técnica.
Além da fiação subterrânea, ainda estão em fase de execução as etapas de pavimentação da pista de rolamento, com 90% concluída; a pavimentação das calçadas, com 95%; mobiliário urbano, com 90%; sinalização viária, com 40%; rede elétrica, com 97%; e paisagismo, com 45%.
A previsão dada pela Prefeitura é de concluir a via daqui a menos de um mês já decorada para o Natal. Após a conclusão dessa etapa, o município deve levar a frente de obras para as vias transversais da 14, e a previsão é começar os trabalhos em março de 2020. A nova etapa compreende o quadrilátero entre as ruas Padre João Crippa e Avenida Calógeras e as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso. A obra deve seguir o padrão estabelecido na 14 de Julho para a revitalização e modernização do Centro da Capital.
PLANTIO
Como parte do paisagismo empregado na revitalização da 14 de julho, também está sendo finalizado o plantio de árvores ao longo da via. Foram plantadas 180 árvores das espécies árvore da China, aldrago, pau-mulato, erva-mate, pau-ferro, jacarandá mimoso, lafontera da Amazônia, fruta de tucano, grandiuva e ipês amarelo, roxo e branco.