Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

Caixa terá de proteger clientes contra contágio em fila

Procon também promete multar banco em R$ 50 mil por agência se notificação não for cumprida
04/05/2020 12:45 - Gabrielle Tavares, Ricardo Campos Jr


 

Desde que começaram os saques do Auxílio Emergencial nas agências da Caixa Econômica Federal, as filas enormes passaram a ser frequentes. A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Procon/MS) começou a fiscalizar os locais com grandes aglomerações, e a multa pode chegar a R$50 mil.

Segundo o superintendente do Procon, Marcelo Salomão as agências que descumprirem as regras de biossegurança serão notificadas e terão que apresentar um plano de proteção para os beneficiários. “Queremos saber como estão agindo, como estão atendendo, se tem plano de segurança e por que não estão emitindo senha. Hoje temos equipes nas ruas, já visitamos mais de quatro agências”, explicou.

Em transmissão ao vivo na tarde desta segunda, o prefeito Marcos Trad (PSD) disse que "uma das alternativas é redobramos a fiscalização, e na medida do possível, oferecer máscaras para aquelas pessoas que não estejam utilizando".

Apesar disso, a espera continuou em frente a agências da Caixa e lotéricas. A desempregada Marilene da Silva, 56, entrou na fila entre as 6h30 e 7h, foi a primeira tentativa da senhora que não pode trabalhar porque está doente. “Eu estou na justiça para receber meu auxílio-doença que foi cortado. Dói ficar aqui na fila, é ruim, mas fazer o que?! A gente precisa. E é dinheiro dos nossos impostos que estão dando né, então é nosso direito”, lamentou.

 
 

O autônomo Moacir Espíndola Chaves, 54, estava desde às 7h na fila, sem máscara e com os equipamentos de trabalho em uma bicicleta. “Não tenho medo de ficar aqui, é necessidade. Eu corto grama e agora parou tudo. Em vista do que eu trabalhava antes, não faço quase nada agora. Está difícil a situação, já vim aqui na agência várias vezes tentar sacar e pelo aplicativo não dá certo”, disse.

Os saques da primeira parcela do benefício estão previstos para acontecerem até amanhã (5), a segunda e terceira parcela ainda não tem data programada para ser liberada. “Não tem como deixar essa gente na fila na chuva no sol, é um absurdo isso”, conclui Salomão.

 
 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.