Cidades

PREVISÃO DO TEMPO

Fim de semana será de calor
e tempo seco em MS

Segundo meteorologista, a baixa umidade relativa do ar está dentro da normalidade

MARESSA MENDONÇA

07/08/2015 - 16h30
Continue lendo...

Os ventos que atingiram Campo Grande, nesta sexta-feira (7), foram causados por um sistema de alta pressão conhecido como Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que além de trazer essa corrente de ar, fizeram com que a temperatura ficasse mais altas e a umidade mais baixa. As informações são da meteorologista Cátia Braga do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec).

Segundo ela, a baixa umidade está dentro da normalidade para este período do ano e o Estado já enfrentou períodos piores. “É esse sistema de alta pressão que causa essa secura e falta de chuva e existe grande possibilidade que a situação piore em setembro”, declarou.

Ainda segundo a meteorologista, a manhã deste sábado (8) será quente, com ventos e baixa umidade em Mato Grosso do Sul, com termômetros marcando máximas de 25ºC nos municípios de Porto Murtinho, Bela Vista, Jardim. Depois de 12h, as temperaturas ficam mais altas, com máximas entre 33 e 34ºC em Aquidauana, Corumbá e Água Clara.

Durante a tarde, a sensação de abafamento será intensa nos municípios da região Sul do Estado (Mundo Novo, Coronel Sapucaia, Paranhos, Tacuru) apesar de as máximas não chegarem a 30ºC nessas cidades. Além da baixa umidade relativa do ar que ficará abaixo dos 30% em todas as regiões, a meteorologista alerta para o índice de radiação ultravioleta que ficará entre 7 e 8 – valor considerado muito alto.

Na Capital, haverá predomínio de sol com poucas nuvens durante a manhã e a temperatura ficará em torno de 19°C. Durante a tarde, a temperatura sobe para 30ºC e a umidade relativa do ar ficará entre 20% e 25%.

AGRICULTURA/PECUÁRIA

Marcelo Bertoni é reeleito presidente da Famasul e segue até 2029

Ele venceu por unanimidade, ou seja, todos os delegados, de cada município, votaram nele

15/06/2025 12h00

Marcelo Bertoni, presidente da FAMASUL

Marcelo Bertoni, presidente da FAMASUL MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Marcelo Bertoni foi reeleito presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) para os próximos quatro anos (2025-2029).

A chapa vencedora de Bertoni compõe o vice-presidente, Mauricio Saito (Itaporã); diretor-tesoureiro, Frederico Stella (Aquidauana) e diretor-secretário, Fábio Olegário Caminha (Maracaju).

Ele venceu por unanimidade, ou seja, todos os delegados, de cada município, votaram nele. A votação foi realizada neste sábado (14), das 9h às 15h, de maneira híbrida, tanto presencial, quanto online.

Bertoni está na presidência desde 2021, quando venceu o quadriênio 2021-2025 também por unanimidade.

A instituição só permite uma reeleição, portanto, no próximo mandato, outro presidente será reeleito.

A Famasul atua na representação dos produtores rurais e congrega 69 sindicatos, com personalidade jurídica própria, de direito privado interno, sem fins lucrativos.

CURRÍCULO

Marcelo Bertoni é produtor rural desde 1989.

Foi um dos fundadores do Movimento Nacional dos Produtores (MNP Jovem), em 1994 e 1995 e diretor-secretário da Associação dos Criadores do Vale do Aquidaban e Nabileque (Acrivan) entre 2008 e 2010.

Exerceu o cargo de diretor-presidente no Sindicato Rural de Bonito entre 2011 e 2016 e vice-presidente entre 2017 e 2019.

Foi eleito diretor-tesoureiro da Famasul para o triênio 2018-2021. Está na presidência da Famasul desde 2021, onde seguirá até 2029.

Atua como presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ocupando a cadeira na Comissão Especial da ADC-87 que trata sobre o Marco Temporal.

É conselheiro da Apex Brasil e participou de diversas missões internacionais, junto à CNA. Também é membro do Instituto Pensar Agro (IPA).

TRAGÉDIA

Acidente entre ônibus intermunicipal e caminhão mata duas pessoas na BR-262

Colisão aconteceu no KM-663, próximo ao Buracos das Piranhas, entre Corumbá e Miranda

15/06/2025 11h00

Acidente envolvendo ônibus da Andorinha deixou 2 passageiros mortos

Acidente envolvendo ônibus da Andorinha deixou 2 passageiros mortos REPRODUÇÃO/Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas, em acidente entre ônibus e caminhão, na madrugada deste domingo (15), no KM-663 da BR-262, próximo ao Buracos das Piranhas, entre Corumbá e Miranda, trecho situado a 376 quilômetros de Campo Grande.

O ônibus é de transporte intermunicipal e pertence a empresa Andorinha. O caminhão é de transporte de minérios. A identidade das vítimas não foi divulgada.

Conforme apurado pela mídia local, o ônibus saiu da Capital às 23h59min de sábado (14) e trafegava sentido Campo Grande-Corumbá. O caminhão trafegava no sentido contrário, Corumbá-Campo Grande.

Ambos colidiram lateralmente quando o ônibus acessou a pista contrária. Neste momento, uma barra de ferro, que estava no caminhão, se desprendeu e atingiu violentamente a parte frontal do ônibus.

Três pessoas, que estavam nas primeiras poltronas, ficaram feridas. O motorista do caminhão saiu ileso do acidente.

A parte frontal do coletivo ficou parcialmente destruída. Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) prestou socorro no local.

Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Científica, Polícia Civil e funerária também estiveram no local para efetuar os procedimentos de praxe.

Veja as fotos do acidente:

* Com informações de Diário Corumbaense

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).