Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CAMPO GRANDE

Fiscalização contra a Covid-19 flagra irregularidades e mercearia é autuada

Estabelecimento tinha freezer quebrado, alimentos no chão e produtos armazenados incorretamente
10/04/2020 16:28 - Glaucea Vaccari


 

Uma mercearia localizada no bairro Macaúbas foi autuada por diversas irregularidades no armazenamento de alimentos, flagradas durante vistoria a estabelecimentos comerciais, em ação de combate à Covid-19 em Campo Grande, nesta sexta-feira (10).

Em vistoria realizada ontem (9), fiscais flagraram as irregularidades, mas como o foco era o combate ao coronavírus e assegurar as medidas de biossegurança para prevenção do vírus, não foi possível lavrar nenhum auto de infração.

Hoje, equipe retornou ao estabelecimento, que está em reforma, com foco objetivo de verificar as demais normas. Diversos alimentos eram armazenados de forma incorreta, colocados no chão e sem prezar pela qualidade e saúde dos consumidores.  

Freezers, que deveriam manter a temperatura de alimentos resfriados e congelados, estavam com portas quebradas e plásticos improvisados, além de peixes armazenados em caixa cheia de gelo, não sendo possível garantir a qualidade do pescado para consumo.

Dessa forma, o mercado foi autuado e o valor da multa será atribuído por uma comissão julgadora da Vigilância Sanitária, que avaliará as condições em que os produtos estavam submetidos e se há reincidência na infração.  

FISCALIZAÇÃO  

Ações de combate ao coronavírus começaram no dia 23 de março e, desde então, a vigilância sanitária recebeu mais de 2,4 mil denúncias de locais que não estariam cumprindo as exigências da prefeitura para evitar o contágio do vírus.  

Até a última quarta-feira (8), 13 estabelecimentos foram autuados por não cumprirem as normas. Em outros 521 foi realizado um boletim de vistoria e orientação ao proprietário e funcionários, para que fossem tomadas medidas mais seguras de combate e prevenção à Covid-19.  

Em mais de 300 estabelecimentos, as equipes fizeram a avaliação do cumprimento das normas estabelecidas pelo decreto 14.231, que institui o Plano de Diretrizes para enfrentamento do vírus nos estabelecimentos comerciais de Campo Grande.

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.