Segundo informações de uma fonte ligada à linha de produção do modelo, o Ford Ka está passando por um problema de produção. Apesar da negativa por parte da assessoria de imprensa da montadora, de acordo com a apuração da reportagem do Carsale o subcompacto está a mais de 10 dias sem ser faturado para a rede de concessionárias.
O problema foi diagnosticado durante os testes de qualidade do Ka, realizados pela própria Ford. De acordo com informações obtidas, há uma anomalia em algum componente, não revelado, do motor 1.0 Rocam 8V Flex. Algo que está fazendo com que as unidades produzidas fiquem paradas no pátio da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), aguardando por novas providências.
“A grande questão é que faturamos unidades com o problema em andamento, o que atrasou a chegada desses carros para as lojas. Agora, estamos em um momento de paralisação, onde não podemos efetivar o faturamento de nenhuma unidade do Ka”, explicou um funcionário do setor de faturas para as revendas da Ford. O colaborador consultado também comentou que isso pode ser resolvido a qualquer momento. “Pode ser que isso se resolva em um mês como em um dia”, concluiu.
Fiesta também indica problema
Outro fato passado para a nossa reportagem e que indica a existência do problema no motor 1.0 da Ford é um comunicado que envolve o Fiesta Rocam. De acordo com o texto, a montadora está solicitando para toda a rede de concessionários da marca a troca de unidades do hatch faturadas com o propulsor de 1.0 l, por veículos como motor 1.6.
“A justificativa da Ford é que a sugestão da troca está sendo feita devido ao sucesso da promoção “upgrade” (que oferecia um pacote de equipamentos superior sem custo, ao cliente que comprava um modelo mais barato). Porém, estamos recebendo uma forte procura por modelos 1.0, já que são os que mais foram beneficiados com a redução do IPI [Imposto sobre produtos industrializados]”, afirmou o executivo de uma das concessionárias procuradas pelo Carsale.
Outras lojas foram ouvidas
Entramos em contato com várias lojas da rede da Ford, nos passando por clientes e procurando pelo Ford Ka. Todas elas informaram que há unidades em seus estoques para a pronta entrega, mas com versões limitadas. Caso a escolha fosse feita por um veículo inexistente nessa lista, não há prazo para a entrega. Algumas inclusive chegaram a informar que o “produto está com problemas na linha de montagem”.
Adaptação na linha de montagem
Uma das fontes ouvidas ligadas a Ford afirmou que além do problema com a produção do Ka, a demora para o faturamento de novos modelos está relacionado com um segundo fato que envolve a linha de montagem de São Bernardo. Para se adequar a produção de um novo compacto, desta vez global, a montadora teria inutilizado parte da linha.
Durante o lançamento do novo Ford EcoSport, um dos diretores de engenharia da montadora confirmou que esse novo produto será montado na unidade fabril paulista. “Nesses casos, temos que analisar diversas questões. A escolha foi feita por causa da logística, os custos de manufatura e a região onde está o principal centro consumidor deste produto”, afirmou a fonte. Ainda segundo a apuração, o novo projeto deve levar de 2 a 3 anos para ficar pronto, confirmando as especulações da imprensa especializada, que ele poderá ser lançado em 2014.
Com a decisão de produzir o compacto global (modelo será baseado no conceito acima) na unidade de São Bernardo do Campo (SP), o New Fiesta brasileiro (versões hatch e sedã), modelo que atualmente é importado do México, será fanricado na unidade de Camaçari (BA), a partir de 2013. Segundo a fonte consultada, isso também evidencia uma solução para resolver as questões de custo para enquadrar a cadeia de produção aos novos produtos.