Cidades

CONFLITO

Fórum busca soluções para a questão indígena

Fórum busca soluções para a questão indígena

DA REDAÇÃO

20/05/2011 - 17h56
Continue lendo...

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por iniciativa do Comitê Executivo do Fórum de Assuntos Fundiários, realiza nos dias 25 e 26 deste mês, o seminário “Questões fundiárias em Dourados – MS”. O evento acontece no município, nos dias 25 e 26 de maio, no Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), e tem objetivo de aprofundar o debate e propor soluções jurídicas para a questão indígena no Estado.

A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) estará presente no evento e mobiliza os produtores para que participem das discussões. “Entendemos a urgência tanto de parte dos proprietários como dos indígenas de buscar uma solução definitiva para a questão, a qual não se resume ao aspecto do litígio territorial”, enfatiza o diretor-secretário da entidade, Dácio Queiroz. O convite para que a Famasul se faça presente no evento foi entregue diretamente à presidência da entidade pelos juízes da CNJ Marcelo Martins Berthe e Antônio Carlos Alves Braga Junior, ambos mediadores de debates no evento.

A primeira atividade do seminário será uma audiência pública com a comunidade indígena da região e proprietários rurais. A programação conta ainda com dois painéis, sendo que o primeiro, com o tema ‘A situação dos guaranis e a demarcação de terras em Dourados’, terá como expositores o sub-procurador geral da república, Eugênio José Guilherme de Aragão e o professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Antônio Brand. O mediador será o juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Antonio Carlos Alves Braga Junior.

O segundo painel, com o tema ‘A indenização pela terra nua: uma solução’ terá como expositores o procurador federal da Fundação Nacional do Índio (Funai), Lívio Coelho Cavalcanti, e um representante da Advocacia Geral da União (AGU). O mediador será o juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Martins Berthe.

O evento é aberto tanto a membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que atuam na área como a produtores e organizações da sociedade civil que tenham interesse no tema. A inscrição poderá ser feita gratuitamente até 23 de maio pelo portal CNJ (www.cnj.jus.br) ou na sede da Unigran.

Estarão na abertura do evento representantes da Corregedoria Nacional de Justiça, da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Advocacia-Geral da União (AGU), do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Assembleia Legislativa e Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

INTERIOR

Polícia Civil faz maior apreensão de cocaína do ano em MS

Em Bela Vista, na madrugada desta quarta-feira (22), Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico apreendeu 643 kg de substância que seria traficada até para a Europa

22/05/2024 08h19

Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico convocou coletiva para o fim da manhã sobre esquema desmantelado

Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico convocou coletiva para o fim da manhã sobre esquema desmantelado Arquivo/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Operação na madrugada desta quarta-feira (22) no município de Bela Vista - distante cerca de 323,6 km de Campo Grande -, resultou na maior apreensão de cocaína deste 2024 até então, mais de meia tonelada da substância entorpecente. 

Informações preliminares da Polícia Civil apontam que 643 kg de cocaína foram apreendidos, sendo que essa quantidade da substância estava condicionada em um entreposto no município sul-mato-grossense. 

Ainda, como apontam os resultados de aproximadamente dois meses de investigação da Polícia Civil, esse esquema criminoso atuava com o tráfico de drogas, destinando as substâncias tanto para Campo Grande como internacionalmente. 

Segundo a PC em nota, parte desta cocaína localizada teria como destino a Europa, sendo que uma coletiva foi convocada para o fim da manhã, onde mais informações serão repassadas pela Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar). 

Além disso, a polícia aponta que dois indivíduos foram presos nessa operação que aconteceu durante a madrugada de hoje (22), pelo suposto envolvimento com a substância encontrada. 

Maior do ano

Como bem acompanhou o Correio do Estado, em questões de quantidade, se comparadas as ações das forças policiais, esses 643 kg despontam como a maior apreensão da substância até então em 2024.

Ainda em abril, 274 kg de cocaína foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal em Coxim, sendo essa a terceira maior apreensão do ano. 

Antes disso, porém, o "recorde" da PRF tinha sido registrado em 27 de março, quando 509,2 kg de cocaína foram encontrados em um caminhão em Miranda

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), divulgados pelo Correio do Estado, indicam que no primeiro trimestre desse ano cerca de 2,9 milhões de quilos  da substância já tinham sido apreendidos em território sul-mato-grossense. 

Se comparado apenas o mês de março, que representa 50% dessas apreensões, com o período homólogo, o montante de 2023 é 300 mil kg a menos. 

Assine o Correio do Estado

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (22) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Temperaturas tem gradativa elevação, com máximas acima de 30ºC na maior parte do estado

22/05/2024 03h00

Sol em Mato Grosso do Sul

Sol em Mato Grosso do Sul Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Nesta quarta-feira (22), a previsão indica tempo firme com sol e variação de nebulosidade devido a atuação da alta pressão atmosférica, que favorece o tempo seco.

Para reduzir os danos à saúde, recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia. 

Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 40km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado:

Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 21°C e máxima de 31°C.

A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 20°C e 33°C.

Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 22°C e a máxima de 32°C.

O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 20°C e máxima de 33°C.

As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 20°C e 33°C.

Anaurilândia terá mínima de 20°C e máxima de 33°C.

A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 19°C e máxima de 32°C.

Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 19°C e 29°C.

Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 19°C e máxima de 31°C.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).