Clique aqui e veja as últimas notícias!

PREVISÃO

Frente fria continental com forte massa de ar frio derruba as temperaturas

Virada no tempo pode levar Mato Grosso do Sul a ter frio mais intenso do ano
19/08/2020 08:00 - Daiany Albuquerque


Uma intensa massa de ar frio avança de forma continental sobre a Argentina, o Uruguai e parte do Brasil, chegando a Mato Grosso do Sul a partir da sexta-feira (21). 

O frio deverá ser o mais forte já registrado no Estado neste ano, com a previsão de geada para vários municípios.

De acordo com dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), a previsão inicial é que as temperaturas cheguem a 2ºC no sul do Estado e 5ºC em Campo Grande, entretanto, esses números podem ser menores que os demonstrados pelos modelos.

Este ano, o dia com a menor temperatura no Estado foi 8 de maio, com 1,1ºC em Iguatemi. Porém, a previsão desse dia indicava temperatura de 3ºC. 

“Isso é porque a gente já fez a previsão com um longe período de antecedência. Por enquanto tem tendência forte de bater a mais forte do ano e passar esse 1,1ºC”, afirmou Franciane Rodrigues, coordenadora do Cemtec-MS e especialista em meteorologia.

QUEDA

A queda acentuada começa na sexta-feira, que tem previsão de céu nublado em todas as regiões, com chuva no Pantanal, sudoeste, sul, centro e parte do bolsão do Estado. Podem ocorrer também chuvas intensas, ventos fortes e raios. 

A temperatura no Estado pode chegar a 5ºC. Na Capital, a mínima será de 8ºC e a máxima fica em 15ºC.

Já o sábado deverá ser o dia mais frio do ano para algumas cidades do Estado, como Amambai, que, segundo a coordenadora do Cemtec, pode chegar a 2ºC. 

Nesse dia, as chuvas diminuem em Mato Grosso do Sul e a previsão é de céu parcialmente nublado. 

A massa de ar frio de origem polar se intensifica, causando queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de geada em Campo Grande e na região sul do Estado.

Os ventos serão fracos em todas as regiões de MS e as temperaturas poderão variar entre de 2°C a 26°C em todo o Estado. Na Capital, a variação será entre 5 °C a 18 °C.