Com o objetivo de eliminar o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o fumacê (o serviço de borrifação ultra baixo volume), circulará por nove bairros da capital nesta segunda-feira (21).
Universitário, Tijuca, São Conrado, Pioneiros, Centro Oeste, Centenário, Caiobá, Alves Pereira, e Aero Rancho são os bairros que receberão a borrifação.
O serviço começará às 16h e vai até às 22h. É aconselhado que moradores abram portas e janelas para que o veneno tenha eficácia e atinja os criadouros do mosquito dentro das casas.
Caso haja chuva ou vento forte, não será possível a aplicação do fumacê.
“É preciso lembrar que a Dengue tem feito vítimas em nosso Estado, por isso a importância desta campanha", destaca Geraldo Resende, secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do sul.
"A comunidade deve estar atenta porque 80% dos reservatórios com proliferação estão nas casas das pessoas”, acrescenta.
O verão começou hoje às 6h02 (horário de Ms), e, com ele, a preocupação quanto à proliferação do mosquito devido às chuvas intensas que costumam ocorrer nesta estação do ano.
No mês passado, houve o “Dia D” de combate ao mosquito Aedes Aegypti, na campanha “Aproveite a quarentena e limpe o seu quintal”, que foi promovida pelo governo do Estado.
“Vamos aproveitar que muitas pessoas estão ficando em casa por conta da pandemia da Covid-19, para intensificar a guerra contra o mosquito”, disse o secretário de Estado de Saúde.
No último dia 10, foram soltos os mosquitos Wolbachia. O objetivo é inibir as doenças transmitidas pelo inseto.
Ao conter a bactéria Wolbachia, o mosquito Aedes Aegypti tem sua capacidade de desenvolver a Dengue, Zika e Chikungunya reduzida, o que ajuda no declínio dessas doenças.