Clique aqui e veja as últimas notícias!

IMUNIZAÇÃO

Gestantes e puérperas começaram a se vacinar com Pfizer nesta terça em Campo Grande

A vacinação do público prioritário teve início as 14h
04/05/2021 16:25 - Thais Libni


A vacinação de gestantes e puérperas - mulheres com até 45 dias pós-parto- com a Pfizer foi iniciada na tarde desta terça-feira (04), na Capital. 

O público é o primeiro do estado a ser vacinado com o imunizante, que ficará apenas em Campo Grande devido a logística de armazenamento. 

Últimas Notícias

No Estádio Guanandizão, a vacinação foi iniciada as 14h. Para receber a dose, um esquema de fila foi montado pelos profissionais de segurança presentes no local, uma senha foi dada as mulheres que aguardavam por sua vez para serem atendidas. 

Jessica Correia, de 23 anos, foi a primeira sul-mato-grossense a receber o imunizante, que tem uma taxa de 92% de eficácia no combate do vírus. 

Grávida há quatro meses, Jessica se dirigiu para o ponto de vacinação às 13h e foi vacinada as 14h. 

Ela explica que a princípio estava com medo de ser vacinada, e ter algum efeito colateral que pudesse complicar sua gravidez, no entanto foi tranquilizada por seu médico, que explicou os benefícios de se vacinar. 

"Eu estava com medo, insegura, achei que a vacina pudesse afetar de alguma forma minha gravidez, mas meu médico me explicou que é uma vacina como outra qualquer, e que ela vai me proteger e proteger o meu filho, porque tenho a chance de imunizar o bebê pela amamentação".

A mulher conta que estava ansiosa, mas que ficou muito feliz de ser vacinada no dia de hoje. 

"Cheguei aqui ansiosa, e fui a primeira a ser vacinada, é um momento muito importante na minha vida e na do meu filho, sinto que estamos mais seguros", pontuou. 

A vacinação do público é um momento muito importante para o município de Campo Grande, disse o prefeito Marcos Trad (PSD), presente no local. 

"Hoje a vacinação é para gestantes e puérperas, por isso não deixem de se vacinar, a vacina Pfizer é mais um diferencial da nossa capital, fizemos parcerias para poder armazenar os imunizantes, e com isso poderemos vacinar ainda mais nossa população".

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, que também prestigiou o momento relatou que a população pediu muito pela vacinação deste público.

"Esse é um pedido que vem da população em um todo, e eu como médico ginecologista obstetra, entendo a importância de vacinarmos as mulheres grávidas e puérperas de Mato Grosso do Sul, tivemos um avanço significativo de 2019 para 2020 na questão da mortalidade materna, temos o compromisso de diminuir esses altos índices. É um evento significativo, parabenizo Campo Grande os municípios", informou.

A priorização do grupo foi  também uma demanda da Defensoria Pública, que entendeu a necessidade de evitar mais óbitos de gestantes, em 2021, apenas em 2021, MS registrou 15 óbitos em mulheres grávidas por conta da Covid-19 destacou o Defensor Público Geral, Fabio Rombi. 

"Tivemos muitos óbitos de gestantes e pessoas que acabaram de dar a luz por consequência da Covid-19, então a importância dessa vacinação é fundamental, neste momento em que a pandemia tem se agravado pelo Brasil todo", pontuou.

Pontos de Vacinação

A vacinação de gestantes e puérperas com 18 anos ou mais está acontecendo somente em três pontos de imunização da Capital, sendo 

  • Drive-thru Ayrton Senna, 
  • Drive-thru Albano Franco, 
  • Guanandizão, 

Assine o Correio do Estado