Clique aqui e veja as últimas notícias!

PARQUES ESTADUAIS

Reinal Azambuja assina parceria com BNDS para concessão de cinco parques estaduais

Um estudo de viabilidade será executado e o resultado publicado até o final de 2021
30/12/2020 15:39 - Thais Libni


O Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, firmou parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), para a concessão de parques estaduais. O extrato do contrato foi publicado nesta quarta-feira (30), pelo Diário Oficial Eletrônico (DOE). 

Estudos de viabilidade financiados pelo BNDS serão executados visando a concessão dos cinco referentes parques: Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema, Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Estadual do Prosa, Parque das Nações Indígenas e o Monumento Natural Gruta do Lago Azul de Bonito.

Últimas Notícias

Conforme o documento informa, a conclusão das pesquisas de viabilidade ocorreram até o final de 2021, e aponta como principais ações, a implementação de projetos visando a concessão de serviços públicos, voltados para uso de bem público, visitação, revitalização, modernização.  

Após a avaliação e estudo das unidades, um plano de logística, estrutura e atratividade será colocado em prática, juntamente com  o modelo de concessão a ser adotado. 

De acordo com o secretário-adjunto da secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, a iniciativa é uma forma de conectar a população com a natureza, o objetivo não é lucrar com o investimento, mas proporcionar lazer as pessoas e preservar o meio ambiente.  

“O Estado está dando um grande passo para promover a conservação dos recursos naturais aliada ao desenvolvimento econômico, aproveitando melhor o potencial destas unidades muito além dos seus serviços ambientais (biodiversidade, qualidade da água, etc)”, disse Senna. “O uso público destes espaços corrobora com a tendência hoje das pessoas em buscar áreas verdes para praticar trilhas, caminhada, espiritualidade, entre outras atividades", pontuou Senna.  

Para a secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), vinculado à secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eliane Detoni, o programa possibilita novos investidores para o estado, voltados ao setor turístico, geração de renda, além do turismo sustentável. 

 “Mato Grosso do Sul está comprometido com os ODS da ONU, a exemplo da PPP de esgotamento sanitário e dos projetos de energia renovável e inclusão digital para 2021. Essa será mais uma parceria de sucesso com o BNDES que resultará em modelos de gestão inovadores e sustentáveis para geração de renda e desenvolvimento regional do nosso Estado”, explicou.  

Além dos cinco parques listados acima, inclui-se o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e o Parque Estadual de Rio Negro, por meio do Ministério do Turismo.  

Assine o Correio do Estado