Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

BOLETIM COVID-19

Governo atinge exaustão na ampliação de leitos de UTI em MS, diz secretário

Boletim epidemiológico mostra folga na taxa de ocupação, mas doença segue avançando
10/08/2020 11:45 - Rodrigo Almeida


Com a formalização de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital do Pênfigo e 20 no Hospital Regional, a quantidade total do estado deve chegar a 351 UTIs ativas. 

Apesar de ser uma boa notícia, o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Geraldo Resende, afirmou em live na manhã desta segunda-feira (10), que esses leitos devem esgotar a capacidade de expansão do estado. 

Isso porque, “não há mais profissionais capacitados para viabilizar novos leitos, exceto os que estão na programação”. 

Atualmente o boletim mostra que o estado tem taxa de ocupação global em 56%. São 179 ocupados contra os 321 disponíveis até a divulgação de hoje, 

Campo Grande mostra rápida expansão da doença foi a mais beneficiada pelo aumento do número de leitos. Segundo o Secretário da SES, foram 62 apenas na Capital. 

Foram ampliados 10 no Hospital Universitário da UFMS, 28 nos hospitais Regional, 8 do Câncer e 16 no Pênfigo. A Ocupação de leitos na Macrorregião de Campo Grande atingiu a marca de 82%, com a contabilização das novas unidades.

Geraldo Resende também enfatiza os novos leitos de UTI no interior. De acordo com ele, são 5 leitos em Corumbá, 5 em Aparecida do Taboado, 6 em Aquidauana, 10 em Ponta Porã e 4 em Dourados.

Números da Covid-19 avançam em MS

O boletim revelou que Campo Grande segue sendo o local de maior incidência de contágio no estado. Até agora foram 13 188 caos confirmados, 41.6% de todos os casos da doença em MS. 

Como já é comum nas segundas-feiras, as notificações são menores que outros dias por causa do final de semana, período de folga dos profissionais de saúde. 

A Capital notificou 294 nas últimas 24h, 60% dos casos confirmados de covid-19 no boletim epidemiológico. O estado todo apresentou 395 novos casos da doença. 

Dourados com 40 casos, Anastácio com 12 e 10 em Corumbá foram as mais atingidas.  

Só em agosto, 112 pessoas morreram por causa da Covid-19. De ontem para hoje foram 14 novos óbitos, elevando o número total de perdas para 523 pessoas. Seis pessoas eram de Campo Grande, três de Aquidauana e uma pessoa em cada um dos municípios de Inocência, Guia Lopes da Laguna, Corumbá, Fátima do Sul e Jardim. 

O governo do estado também anunciou que vai ampliar a quantidade de testes na Escola Lúcia Martins Coelho de 400 para 550. O atendimento lá é feito das 18h30 até as 23h00. Também será ampliado no Drive-thru da 14 com a 7, a capacidade sairá de 108 para 258 testes. 

O estado ainda conta com mais de 4 mil casos sem encerramento. Geraldo fez um apelo aos secretários de saúde municipais para que façam um mutirão de finalização para os testes que têm em mãos. Ele põe a estrutura da SES à disposição de prefeituras que poderiam ter alguma dificuldade. 

A partir dessa semana também é possível agendar testes pelo número 0800 647 0911 disponível para a população de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. 

 
 

Felpuda


Candidato a prefeito em cidade do interior tremeu que só nas bases diante da decisão que tirou a corda do pescoço de adversário, liberando o dito-cujo para disputar a eleição.

Como acreditava que o pleito seria “um passeio”, estava até pensando no modelito que usaria no dia da posse.

Agora, teme nadar, nadar e morrer na beira da praia, deixando o terno pendurado no cabide.