Clique aqui e veja as últimas notícias!

LEITOS COVID-19

Governo do Estado ativa mais dez leitos na Santa Casa de Campo Grande para Covid-19

Com aumento de casos da doença, Secretaria de Saúde tenta ativar leitos para evitar colapsos na saúde pública
08/12/2020 14:20 - Ana Karla Flores


Com aumento no número de casos de Covid-19, Governo do Estado ativou nesta terça-feira (8) 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com a doença na Santa Casa de Campo Grande.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o aumento de leitos tem objetivo de fortalecer o sistema de saúde e evitar colapsos na saúde pública do Estado com o aumento significativo de casos. 

“Trabalhamos, junto com o município de Campo Grande, para abrir mais leitos de UTIs Covid. Com exceção do Hospital do Pênfigo, a rede privada também já trabalha no limite de suas ocupações”, explica.

Acompanhe as últimas notícias do Correio do Estado

Resende afirma que se reuniu com o Ministério da Saúde para debater a abertura de novos leitos em Mato Grosso do Sul e que as ações foram realizadas em conjunto.  

Foi divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7), a habilitação de 27 leitos de UTI no Estado. Serão ativados cinco leitos em Dourados, cinco em Paranaíba, dez em Ponto Porã e sete em Corumbá.  

“Fruto do nosso trabalho e empenho para abertura de mais leitos e estamos aguardando a habilitação de mais 74 leitos para nosso Estado”, conclui Resende.

Com o aumento dos leitos na Santa Casa, a unidade hospitalar passa a contar com 77 leitos de UTIs adulto, com possibilidade de ampliação para mais 10 leitos de UTIs.  Até o momento, Campo Grande já tem 285 leitos de UTI na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) ativou no início desta semana dez novos leitos e, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), teve ampliação no número de profissionais que trabalham com a doença.  

A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) também recebeu 40 novos respiradores do Ministério da Saúde para atender a demanda de casos de Coronavírus na Capital.  

Casos

De acordo com boletim epidemiológico, publicado hoje (8), Mato Grosso do Sul registrou 1.989 casos confirmados e 11 mortes. A média móvel de contágio está em 1,9%.  

Campo Grande registrou de ontem para hoje 1.102 novos casos; Dourados 169; Maracaju 53; Ponta Porã 47; Naviraí 42; Fátima do Sul 35 e Bonito 34. Campo Grande, Itaporã, Maracaju e Corumbá são as cidades que apresentaram mortes nas últimas 24 horas.

Do total de mortes, Campo Grande registrou oito óbitos e Itaporã, Maracaju e Corumbá tiveram uma notificação cada. A taxa de letalidade no Estado está em 1,7%.

Em isolamento domiciliar encontram-se 12.375 doentes. Há 576 pessoas internadas, sendo 345 em leitos clínicos e 231 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mato Grosso do Sul soma 107.235 casos confirmados de Covid-19, 1.852 óbitos pela doença e 92.432 recuperados desde o início da pandemia.