Clique aqui e veja as últimas notícias!

CHUVAS

Após chuvas intensas, Governo decreta situação de emergência em Corguinho

Com a medida, o município poderá receber apoio estadual e federal para recuperação dos danos causados pela chuva
05/03/2021 09:43 - Rafaela Moreira


O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência em partes da área urbana e rural no município de Corguinho, devido às fortes chuvas ocorridas no dia 16 de fevereiro, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. 

O documento assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) determinou a situação por pelo menos 180 dias. 

O desastre foi categorizado como “Tempestade Local Conectiva – Chuvas Intensas” em conformidade com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE).

De acordo com o laudo emitido pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), que avaliou os estragos causados pela chuva intensa, a intensidade de chuva foi atípica e ocasionou a formação de 60 milímetros de acumulados e provocou prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta do município.

O documento ainda aponta que os agentes da Defesa Civil ou a autoridade administrativa que se negar de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população serão responsabilizados.

Entre outras medidas, o reconhecimento da situação de emergência pelo Estado permite a dispensa de licitação para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a recuperação da cidade.  

Últimas Notícias

ESTRAGOS 

Devido a chuva intensa registrada nos últimos dias no Estado, o nível dos rios chegou a atingir 1,5 metros acima da altura das pontes no município, o que levou ao rompimento de pontes no município.

A chuva deixou danos materiais e ambientais na cidade. Pontes e estradas foram destruídas, prejudicando o escoamento da produção de leite, carnes, produtos da agricultura familiar de comunidades quilombolas, e também o turismo.

Mesmo com a redução temporária das chuvas, o estrago deixado pelo grande volume das precipitações ocorridas no feriado de carnaval deixou danos materiais e ambientais na cidade.

De acordo com a prefeita de Corguinho, Marcela Ribeiro Lopes (PSDB), é estimado danos de R$ 1 milhão em toda a cidade.

Assine o Correio do Estado