Clique aqui e veja as últimas notícias!

LEITOS COVID-19

Governo Federal disponibiliza R$ 480 mil para leitos de Covid-19 no Estado

Cinco leitos exclusivos para tratamento da doença serão habilitados por 60 dias no Hospital Municipal de Naviraí
24/11/2020 14:30 - Ana Karla Flores


Governo Federal divulgou no diário oficial da união nesta terça-feira (24) que vai liberar recursos financeiros para leitos de covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os leitos serão habilitados em Naviraí pelo período de 60 dias, com total de R$ 480 mil.

De acordo com o diário oficial, serão abertos cinco leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no Hospital Municipal de Naviraí. As unidades serão destinadas exclusivamente para pacientes em tratamento para Covid-19. 

O prazo de funcionamento dos leitos podem ser prorrogados a cada 30 dias, a depender da situação de emergência de saúde pública, decorrentes do Coronavírus. Para prorrogação do período é necessária solicitação dos gestores do Sistema Único de Saúde (Sus) no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (Saips).

De acordo com o secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Rezende, com o aumento expressivo de casos confirmados, serão reabertos 10 novos leitos destinados ao tratamento da Covid-19 em Campo Grande e os leitos ampliados no interior do Estado serão mantidos até uma queda no número de casos.

Acompanhe as últimas notícias do Correio do Estado

Leitos ocupados

A decisão do Governo Federal foi tomada devido ao número de novos infectados pela Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos nos hospitais em cada município. Em Mato Grosso do Sul, a taxa de leitos ocupados das UTIs geral chegou a 95%.

Na última segunda-feira (23) os leitos de UTI destinados exclusivamente para pacientes infectados por Covid-19, atingiu percentual de 86,5%. Os leitos clínicos destinados à doença chegou a 55,02%.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Ses), publicado nesta terça-feira (24), em 24 horas Mato Grosso do Sul registrou 777 casos e 11 mortes. O Estado possuí 93.747 casos confirmados de Covid-19, 1.738 óbitos pela doença e 83.838 recuperados desde o início da pandemia.  

Em isolamento domiciliar encontram-se 7.838 doentes. Há ainda 333 pessoas internadas, sendo 188 em leitos clínicos e 145 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Campo Grande registrou de ontem para hoje 464 novos casos; Dourados 39; Ponta Porã 18; Coronel Sapucaia 13; Naviraí 13; São Gabriel do Oeste 12 e Caarapó 11. As últimas mortes ocorreram nos municípios de Campo Grande, Corumbá e Amambaí.

A Ses alerta para que pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias. Caso os sintomas se agravem, é recomendado que se procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.