O Governo do Estado, por meio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), inaugurou nesta terça-feira (09), as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no município de Corumbá. As obras foram feitas com recurso federal e próprio, no valor de R$ 60,4 milhões.
Conforme o Governo do Estado, entre as obras entregues estão dois reservatórios que, juntos, possuem capacidade de reservar cinco milhões de litros de água, 48 km de rede de distribuição de água, 1.830 ligações domiciliares de água e 1.364 metros de adutoras (tubulação que leva água da captação da Sanesul no Rio Paraguai até os reservatórios).
O governador do Estado em exercício, Paschoal Carmello Leandro, comentou sobre os investimentos na área de saneamento de sua cidade natal. "Mesmo com as dificuldades econômicas, a administração do Estado se preocupa com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Estou muito feliz de estar aqui hoje, na minha cidade, participando desse momento”, disse.
Para o diretor-presidente da Sanesul Walter Carneiro Junior, a Sanesul entrega um grande projeto hoje. "Vivemos um momento histórico em Corumbá, buscando resolver um problema de abastecimento na parte alta da cidade. A empresa está trabalhando muito, e mesmo com todos os problemas que enfrentamos, estamos conseguindo expandir a rede do abastecimento de água e também da coleta do esgoto”, comentou o diretor-presidente da Sanesul.
Já na parte de esgotamento sanitário, também foi inaugurado um conjunto de obras, de 61,8 km de rede coletora de esgoto e 4.181 ligações domiciliares de esgoto, que atinge os Bairros Centro América, Popular Nova, Popular Velha, Nova Corumbá, Cristo Redentor, Monte Castelo e Nossa Senhora de Fátima.
OUTROS INVESTIMENTOS
Foi entregue também uma inovação tecnológica no Distrito de Albuquerque. A Sanesul fez a implantação de um sistema chamado osmose reversa, que é uma técnica utilizada para retirar a concentração de sal da água.