Cidades

MUDANÇA

A+ A-

Governo estuda antecipar férias na rede pública

Medida ajudaria na retomada do calendário no segundo semestre

Continue lendo...

A Secretaria de Estado da Educação (SED) cogita antecipar as férias de julho para os meses de maio ou junho. O objetivo é ajustar o calendário para otimizar o tempo perdido no período em que as aulas ficaram suspensas durante a pandemia causada pelo coronavírus. A antecipação das férias será definida em reunião na próxima segunda-feira (27).

As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas desde o 23 de março. O governo mantém atividades curriculares enviadas por meio de técnicas de ensino à distância (EAD). O Correio do Estado apurou, porém que a manutenção de atividades à distância durante todo o ano esbarraria em questões técnicas e legais (não está previsto no ano letivo deste ano) e orçamentárias: o uso da plataforma tem um custo.  

Desde o ano passado que o governo de Mato Grosso do Sul mantém atividades de ensino à distância, ainda em caráter experimental, em algumas escolas públicas de três municípios, entre eles, a capital, Campo Grande. Durante a pandemia do coronavírus, a plataforma foi estendida a toda rede de ensino.  

As aulas na rede estadual de ensino, que contam com 210 mil estudantes, ficarão suspensas até o próximo dia 6 de maio. A expectativa na secretaria de Educação é a de validar o máximo possível das atividades em EAD durante a pandemia.  

PLATAFORMA

A SED permitiu que professores escolhessem uma das plataformas do Google e de outras empresas para aplicar atividades. Desde o Google Documentos até o Hand Talk, que conecta docentes e estudantes com deficiência, o currículo escolar continua sendo cumprido, apesar da pandemia.

A comunicação entre as partes ocorre por meio de um aplicativo cotidiano: o WhatsApp. É o caso da Escola Estadual Cel. Lima de Figueiredo, em Maracaju. A unidade optou pelo Google Sala de Aula e o aplicativo de mensagens. Na plataforma do Google, o professor cria uma atividade e o aluno a realiza em um prazo determinado.

Larissa Barbosa Padilha, professora de Língua Portuguesa, menciona que a instituição está utilizando também e-mails. “Nós planejamos nossas aulas, colocamos em PDF, lançamos no grupo, colocamos as orientações. Os estudantes interagem conosco, fazem questionamentos, tiram dúvidas”, explica.

Quem não tem celular pode receber a tarefa por e-mail. “Os estudantes que não podem acessar pelo celular, mas possuem computador em casa, recebem as atividades por e-mail. Já o Google Classroom (sala de aula, em inglês) é uma plataforma nova e a maioria dos professores não tinha contato, porém, facilitou o trabalho por ser uma plataforma individual. Notamos ainda que a maioria dos estudantes possui celular, mas não utilizava para atividades. Hoje, [a ferramenta] enriquece o aprendizado de todos ”, finaliza.

Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Leonardo Ferreira teve dificuldades, mas já se adaptou à novidade. “No começo das atividades on-line, eu não me dava muito bem. Tinha muitas dificuldades para responder às perguntas, mas agora eu estou achando bom, já que é uma maneira mais tecnológica de aprendermos. As atividades são todas excelentes e os professores explicam muito bem”, conta.

CAPITAL

Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou as atividades na página da pasta na internet, que devem ser preenchidas após impressão. Procurada para comentar a possibilidade de manter as aulas em casa, a titular da Semed, Elza Fernandes, não atendeu às ligações da reportagem.

Os pais dos 89,7 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) devem acessar o site e imprimir os cadernos. Quem não puder deve entrar em contato com a escola e agendar uma data para retirá-lo.

A entrega é obrigatória para estudantes do 4º ao 9º ano, pois assim a Semed vai registrar a presença em aula. Quanto às crianças do berçário até o 3º ano, não há obrigatoriedade de entrega, já que elas têm como objetivo promover a interação entre os pais e os filhos.

Os cadernos de atividades trazem conteúdos e exercícios respectivos a cada ano e, no total, contemplam todos os componentes, tais como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Geografia Regional, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa, entre outras.

Servidores

Governo Lula amplia proposta de reajuste para 9,5% para servidores federais da educação

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%

19/04/2024 14h00

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira. Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez nesta sexta-feira (19) uma contraproposta a técnicos e servidores da educação para 2025 e 2026 em numa nova mesa de negociação.

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%. Além disso, os pagamentos já seriam feitos em janeiro de 2026, não em maio, como é praxe.

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira.

A proposta foi feita em reunião de lideranças sindicais no Ministério da Gestão e Inovação com integrantes do governo. Em frente à sede da pasta estavam integrantes da categoria em protesto.

Do lado do Executivo estiveram presentes o secretário-executivo-adjunto da Educação, Gregório Grisa, e o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso.

Também participaram representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) e do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
De acordo com o governo, há 220 mil pessoas nesta carreira.

"A gente colocou na mesa agora, para avaliação das entidades, para apreciação dos sindicatos, uma proposta de reajuste que representa um avanço expressivo, quando comparada à proposta que o governo fez ainda no final do ano, que era de 4,5% em 2025, 4,5% em 2026", disse Grisa.

"A gente traz a proposta agora, inclusive adiantando para o mês de janeiro de 2025, já ter 9% em 2025. Então a gente dobra a proposta feita anteriormente para essa carreira de técnicos administrativos", completou.

Ao final da reunião, os secretários do governo falaram com jornalistas sobre a proposta. À tarde, a mesa de negociação será com professores.

Docentes de universidades, centros de educação tecnológica e institutos federais das cinco regiões do Brasil entraram em greve no último dia 15, após o governo não prever reajuste às categorias.
Eles exigem aumento salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

De acordo com balanço de quinta-feira (18) da Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), há 24 instituições paralisadas e outras 11 com indicativo de greve. Já a Fasubra diz que 66 das 69 instituições aderiram à greve.

Dia do exército

Riedel, secretários e policiais recebem honrarias nos 376 anos do Exército

Cerca de mil militares das Forças Armadas participaram de solenidade no CMO

19/04/2024 13h00

Marcha e desfile de militares do Exército Brasileiro MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Cerca de mil militares das Forças Armadas comemoraram os 376 anos do Exército Brasileiro (EB), na manhã desta sexta-feira (19), em solenidade realizada no Comando Militar do Oeste (CMO), localizado na avenida Duque de Caxias, em Campo Grande.

Homens e mulheres fardados, de 13 grupamentos/batalhões, marcharam e desfilaram em alusão ao Dia do Exército, comemorado anualmente em 19 de abril.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas, diplomas, certificados e honrarias militares ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); comandante-geral da Polícia Militar (PMMS), Renato dos Anjos; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Frederico Reis; secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); entre outras autoridades.

Os convidados foram homenageados em reconhecimento aos serviços que contribuíram para progresso, defesa e segurança de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governador do Estado, Eduardo Riedel, a parceria entre o governo de MS e EB garante ganhos na infraestrutura, sociedade e segurança pública.

“Estou muito honrado de receber uma homenagem do Exército Brasileiro, é uma instituição que orgulha a todos nós. E para o Mato Grosso do Sul, é fundamental, um estado que faz fronteira com dois países, faz divisa com mais outros cinco estados da federação e a sede do Comando Militar do Oeste é aqui no estado de MS. É uma parceria extremamente efetiva, diante de todas as situações que nós temos no estado, o Exército Brasileiro traz ao estado tranquilidade e parceria grandes em diversas áreas, social, infraestrutura, segurança pública. E a gente fica muito honrado em receber essa homenagem aqui hoje”, disse o governador de MS, em coletiva de imprensa.

Segundo o general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, a missão do EB é a de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

“São 376 anos de dedicação à Pátria, ao nosso povo, ao nosso Brasil, trabalhando dentro dos nossos princípios de disciplina, hierarquia, valores e ética. Nosso papel é a garantia dos direitos constituídos, a defesa da Pátria, colaborar para o desenvolvimento nacional e estar junto a sociedade, tornando esse Brasil cada vez maior”, ressaltou o general.

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril, data que relembra o aniversário da Batalha de Guararapes, travada em 1648, quando brasileiros de diversas origens se uniram pela primeira vez em defesa do território contra o domínio holandês.

Neste dia, são realizadas diversas atividades para celebrar e reconhecer o trabalho e a importância do Exército na defesa da nação e na manutenção da ordem e segurança interna.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).