Cidades

População na espera

Governo muda regras de contratos para tentar acelerar obras no Estado

Relatório da Seinfra indicou que mais da metade das 340 obras em MS estão emperradas

RODOLFO CÉSAR

19/09/2015 - 12h00
Continue lendo...

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) alterou o formato dos contratos de obras que serão feitos em Mato Grosso do Sul neste ano na tentativa de dar mais celeridade nas construções. Levantamento feito neste ano a partir do Projeto Obra Inacabada Zero indicou que 174 contratos apresentaram problemas e geraram atraso ou paralisação no andamento. No total, há 340 projetos assinados desde o mandato anterior.

O atraso no canteiro de obras gera diversos problemas, tanto para os cidadãos como para a máquina pública. A população carece com falta de escola, delegacia, melhorias no saneamento básico e no abastecimento de água quando esses empreendimentos não são concluídos com agilidade. Já o Estado acaba gastando mais do que estava programado com reajustes anuais e a incidência de outros índices.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, as mudanças das bases de contratos deve garantir mais facilidade no controle e melhorias no tempo da prestação do serviço.

“Antes, tínhamos seis tipos de contratos (rodovias pavimentadas, não pavimentadas, conservação de pontes de madeira, fornecimento de massa asfáltica, drenagem e de reforma de pontes de madeira). O que há de diferente agora é que juntamos em um só contrato (os quesitos) pavimentadas, não pavimentadas e fornecimento de CBUQ (massa asfáltica)”, detalhou Miglioli.

Ele exemplificou as vantagens dessa mudança. “O ganho disso é que você encorpa o contrato. Por exemplo, nas obras não pavimentadas, no modelo antigo, o equipamento (utilizado na manutenção) era da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e ficava com as empresas. Hoje 100% da estrutura são das empresas. No fornecimento de massa asfáltica, antes uma empresa precisava de outra e agora a empresa executora tem uma usina dentro do seu pátio. Entendemos que assim você abaixa o custo (do contrato)”, defendeu.

TRANSTORNO

Voo de Londres da British Airways chega ao Brasil sem bagagens

Companhia disse que várias malas de passageiros não puderam ser carregadas na aeronave devido a um problema técnico no Aeroporto de Heathrow

12/01/2025 20h00

Continue Lendo...

Um avião da British Airways vindo de Londres, na Inglaterra, chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no sábado, 11, com os passageiros, mas sem as suas respectivas malas. Nas redes sociais, muitos reclamaram da falta de organização da empresa.

"Vocês só tem dois trabalhos - embarcar os passageiros e as malas, e conseguiram falhar com todas as malas do voo", consta em uma das publicações.

De acordo com a British Airways, várias malas de passageiros não puderam ser carregadas na aeronave devido a um problema técnico no Aeroporto de Heathrow, em Londres.

"Pedimos desculpas aos nossos clientes", disse a empresa em comunicado enviado na manhã deste domingo, 12. "Suas bagagens chegaram no voo seguinte, esta manhã", informou a companhia.

Coxim

Em 48 horas, dois homens morrem em acidentes envolvendo trator

Os dois casos foram registrados em Coxim; vítimas tinham 54 e 62 anos

12/01/2025 18h05

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12)

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12) Reprodução: Coxim Agora

Continue Lendo...

Na última sexta-feira (10), Cicero Santana de Araújo, de 54 anos, morreu atropelado pelo trator que operava em uma fazenda. Na manhã deste domingo (12), Ari Gomes de Brito, de 62 anos, morreu "esmagado" pelo trator que ele conduzia

Os dois casos foram registrados no município de Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, e com menos de 48 horas entre um e outro. Ambos os acidentes estão sendo investigados pela polícia.

Primeiro caso

O primeiro acidente, que vitimou Cicero Santana de Araújo, de 54 anos, aconteceu enquanto ele trabalhava em uma fazenda. Ele teria caído do trator, que passou por cima de seu corpo.

Conforme noticiou o portal "Coxim Agora", ao registrar o Boletim de Ocorrência, o filho da vítima relatou que o terreno íngreme do local pode ter causado o acidente, já que o homem já havia conversado com a família sobre a dificuldade encontrada nesse tipo de terreno durante o trabalho.

Ainda na delegacia, ele afirmou estar em contato com o proprietário da fazenda, que contratava os serviços de Cícero, para entender as circunstâncias do acidente.

Segundo caso

Ari Gomes de Brito, de 62 anos, morreu na manhã deste domingo (12) após o trator conduzido por ele cair de um barranco na Estrada Transpantaneira, em Coxim.

O idoso teria perdido o controle do equipamento, que tombou na lama e ficou com as rodas para cima, o esmagando. Para fazer o resgate do corpo, os bombeiros precisaram utilizar um outro trator para remover o que estava "atolado".

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12)Reprodução: Coxim Agora

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).