Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Governo prepara compra emergencial de 5 mil testes de coronavírus

Medida foi anunciada nesta quarta-feira, durante live diária para tratar sobre a doença
18/03/2020 17:17 - Daiany Albuquerque


O Governo do Estado pretende comprar, de forma emergencial, cinco mil teste para o Covid-19, o novo coronavírus. Mato Grosso do Sul recebeu na semana passada do Ministério da Saúde 240 kits para o exame, o que dava um total de 2 mil testes.

De acordo com a secretária-adjunta de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Christinne Maymone, a medida ainda depende da parte burocrática. “O governador nos autorizou a abrir um processo emergencial para a compra imediata de 5 mil testes para o Estado. Há um processo burocrático, mas a partir dessa determinação do governo todos nós estamos demandando esforços para o mais rápido possível o nosso Lacen e a gente consiga continuar fazendo os testes no menor tempo possível”, declarou, durante entrevista ao vivo, à distância.

A secretária-adjunta afirmou ainda que dos 240 kits enviados pelo Ministério da Saúde, o Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS) ainda tem alguns, mas que até esta semana há previsão de ser encaminhados mais unidades.

“Nós já utilizamos uma parte desses testes, mas nós ainda temos testes e estamos realizando normalmente. Hoje nós recebemos a informação de que o Ministério da Saúde nos enviará, até sexta-feira, mais 120 testes”, afirmou Maymone.

Os testes estão sendo feitos de acordo com orientação do Ministério da Saúde, em pacientes internados graves e em profissionais da saúde que tiveram contato com esses pacientes e que tenham sintomas. A secretária-adjunta chamou a atenção para o fato de que, apesar dos testes não serem aplicados em todos os casos suspeitos, isso não significa que essas pessoas não receberão atendimento.

“É importante que a população, neste momento fique bem segura, que não se sinta em pânico em relação ao feitio ou não do exame. Caso você tenha algum sintoma, você vai procurar um médico e pode ter certeza que a classe médica está preparada para conduzir o manejo, independente da realização do exame ou não”, garantiu.

Em Mato Grosso do Sul a secretaria confirmou mais um caso de coronavírus nesta quarta-feira, agora já são sete casos confirmados, todos em Campo Grande.

 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.