Rafaela Moreira
16/01/2021 16:00
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) encerrou na noite desta sexta-feira (16), uma festa clandestina com a presença de mais de 80 pessoas reunidas em um salão comercial no Jardim das Cerejeiras, em Campo Grande. Três pessoas se identificaram como responsáveis pelo evento e foram levadas para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro para prestar esclarecimentos.
Além de desrespeitar o decreto do toque de recolher, a festa não seguia nenhum protocolo de biossegurança e estava com som acima do permitido.
Ao todo, a GCM abordou e orientou a retornar e permanecer em suas residências, 387 pessoas, que circulavam pelas ruas entre às 22h e às 5h de hoje (16).
Conforme o balanço da Guarda, 18 estabelecimentos foram vistoriados. Foram empenhados na operação 68 agentes, 17 viaturas e 16 motocicletas.
O telefone 153 do Disque Denúncia recebeu, durante a madrugada, 105 ligações e verificou 26 reclamações de descumprimento do decreto municipal.
Operação Blitz Saúde Pública
Durante a madrugada de fiscalizações, também foi realizada a Operação Blitz Saúde Pública, em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Agetran (Agência Municipal de Trânsito), que resultou em 173 abordagens, todos os condutores realizaram o teste de bafômetros.
Ao todo, 139 carros e 34 motocicletas foram fiscalizados e dois veículos removidos.
Foram lavradas 19 notificações pelas ocorrências de: CRLV vencido (2), condutor sem CNH (1), permitir dirigir sem CNH (1), dirigir sob a influência de álcool (5) e calçado que não se firme ao pé (1).
De acordo com o decreto, o confinamento domiciliar será obrigatório no horário, "exceto para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência".
A medida ainda exige que "todos os estabelecimentos e atividades com atendimento ao público devem funcionar com lotação máxima de 40% (quarenta por cento) de sua capacidade permitida e ainda limitados ao máximo de 80 pessoas, inclusive templos, igrejas, festas, eventos esportivos e campeonatos de qualquer natureza”.
Boletim
Mato Grosso do Sul registra 149.731 casos confirmados de Covid-19, neste sábado (16), no atual momento o Estado contabiliza 2.661 óbitos pelo novo coronavírus.
Campo Grande já contabiliza 65.392 casos, 268 são resultado das últimas 24 horas. A capital registrou no último dia 6 óbitos.
De ontem para hoje, foram registrados 1.316 novos casos e 13 mortes de acordo com a atualização do Boletim Epidemiológico da Secretária Estadual de Saúde (SES) publicada neste sábado (16).
Em isolamento domiciliar encontram-se 11.975 doentes. Recuperados somam em 134.513. Há 582 pessoas internadas, sendo 311 em leitos clínicos (207 público; 104 privado) e 271 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (191 público; 80 privado).
A SES afirma que o isolamento social; o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.
Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias. Caso os sintomas se agravem, é recomendado que se procure uma unidade básica de saúde mais próxima.