Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AUMENTO NOS CASOS

Guia Lopes e Jardim vão receber suporte de ambulâncias e ventilação mecânica

Casos aumentaram na região; nove foram confirmados em menos de 24h em Guia Lopes
09/05/2020 12:59 - Fábio Oruê


Após aumento de casos na região Sudoeste de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Saúde irá enviar ambulâncias e equipamentos para ajudar no tratamento dos pacientes com a Covid-19, principalmente Guia Lopes da Laguna, que em menos de 24h registrou mais de nove casos suspeitos.

Conforme anunciado pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, as ambulâncias serão disponibilizadas para pacientes graves que necessitarem de transferência para Campo Grande. “Vamos encaminhar veículos para o transporte desse paciente para o hospital de referência, já que nessa região, infelizmente ao longo do tempo, nós não construímos serviços especializados, de complexidade maior, como leitos de UTI’s [Unidade de Terapia Intensiva]”, disse ele, em transmissão ao vivo.

“É preciso que haja infraestrutura para caso haja pacientes críticos que necessitem de regulação para chegar imediatamente no hospital de referência, que é o Hospital Regional aqui de Campo Grande”, explicou Resende.

Além disso, a pasta enviará ventiladores mecânicos para os pacientes que necessitarem de respiração artificial e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 

ATUALIZAÇÃO

Com vinte novos exames positivos para coronavírus, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 346 e outros 71 casos suspeitos são monitorados. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado neste sábado (9).

Dos 346 casos confirmados, 114 estão em isolamento domiciliar, 200 estão sem sintomas e já estão recuperados. 21 estão internados, sendo 15 em hospitais públicos e nove em hospitais privados. Dois pacientes internados são procedentes de fora do Estado e um é de fora do País. Foram registrados onze óbitos.

Das 1.565 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Campo Grande, 1.530 deram negativo e 35 deram positivo. Das 117 amostras coletadas no Drive Thru em Dourados, quatro deram positivas e 113 foram descartadas. Das 67 amostras coletadas no Drive Thru em Três lagoas, 60 deram negativo e sete positivo. Além disso, o Drive Thru Covid-19 de Corumbá deve começar a funcionar na segunda-feira.

 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.