Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

DIA DAS BRUXAS

Halloween: como comemorar o Dia das Bruxas no Brasil

A comemoração tradicionalmente festejada nos Estados Unidos, vem sido aderida pelo Brasil
29/10/2020 15:00 - Thais Libni


Halloween ou Dia das bruxas, é a comemoração mundialmente conhecida do dia 31 de outubro. 

Em uma mistura de terror e brincadeira, a festividade tem como seu público alvo crianças e adolescentes que se fantasiam de personagens assustadores para pedir doces ou travessuras. 

Sendo tradicionalmente comemorada em países como os Estados Unidos e Canadá.

Crianças na cozinha: aprenda 3 receitas fáceis e divertidas para fazer com os pequenos.

 
 

O que é o halloween?

A palavra se origina da expressão inglesa “hallow evening”, o termo Hallow significa “santo”, enquanto eve quer dizer “véspera”. 

Isso acontece porque dia 31 é a véspera do Dia de todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

A comemoração leva a população para as ruas, todos fantasiados de personagens aterrorizantes, como Bruxas, Vampiros, Zumbis, personagens de filmes de terror e muito mais. 

O intuito é pedir doces ou travessuras batendo de porta em porta, além de se divertir com as produções inusitadas e ousadas realizadas nessa época do ano. 

Diferente do que muitos acreditam, a data comemorativa não foi criada nos Estados Unidos e sim na Europa. 

Que dia se comemora o dia das Bruxas no Brasil?

Halloween ou Dia das Bruxas é comemorado no dia 31 de outubro no Brasil, mas a festividade que se espalhou por todo o mundo foi aderida recentemente pelo País.

A comemoração, levada muito a sério por norte-americanos, foi apresentada para a população brasileira através de filmes e séries da indústria cinematográfica, além de escolas de línguas que introduzem a festividade como forma de interação com a cultura estrangeira. 

No entanto, existe uma certa resistência quanto a adesão da comemoração no País. Isto porque algumas pessoas justificam que o Brasil tem o seu folclore e ignorá-lo para celebrar um evento estrangeiro seria desrespeitoso com a nossa própria cultura e valores. 

Foi pensando nessa divergência de opiniões que a lei nº 2.762/2003 foi sancionada, oficializando o dia 31 de outubro como o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro retratado por um menino travesso que vive na mata.

 
 

Origem

O evento surgiu através de uma celebração que ocorria na Irlanda, realizada pelo povo Celta. 

O Festival Samahain era realizado no último dia do verão. Com duração de três dias, o evento cultuava o Rei dos Mortos e as abundantes colheitas do ano. 

Registros apontam que as primeiras comemorações teriam ocorrido há 2,5 mil anos, onde acreditava-se que, no último dia do verão, os mortos e espíritos malignos despertavam para atormentar os vivos. 

Em uma tentativa frustrada de cristianizar o evento pagão, Gregório 3º alterou a data de todos os Santos, comemorada em 13 de maio para 1º de novembro, promovendo a união das datas. 

Devido ao período da Grande fome na Irlanda, em 1845, diversos habitantes do país tiveram de imigrar para os Estados Unidos. Algum tempo depois, em 1870 já se tinha registros da festividade na América.

O que é a brincadeira de Doces ou Travessuras?

A prática de gritar “trick or treats”, na tradução brasileira “doces ou travessuras”, na porta das casas, começou na Grã-Bretanha durante a Idade Média, onde crianças e pobres vestidos de acordo com as tradições do evento na época, batiam de porta em porta se oferecendo para cantar músicas ou realizar orações aos mortos em troca de comida ou dinheiro. 

Com a modernização do evento, ao passar do tempo, músicas e orações não são mais oferecidas. 

Nos dias, as crianças fantasiadas saem com seus sacos e cestas vazias batendo de porta em porta em busca de guloseimas, em caso de o morador da casa negar ou não ter doces para as mesmas, essas poderão fazer uma pequena travessura com o morador. 

A pegadinha mais comum praticada pelos jovens é jogar papel higiênico em árvores da residência.

 
 

Símbolos do dia das Bruxas?

O primeiro pensamento que nos vem à cabeça quando pensamos em Halloween ou Dia das Bruxas automaticamente são: Bruxas, abóboras iluminadas, espantalhos, zumbis, caveiras e monstros assustadores. 

A famosa abóbora esculpida com um rosto não muito amigável é um tradicional e importante símbolo do evento. A luminária é uma adaptação da lenda Jack O` Lantern, um homem mesquinho que quando morreu não pode ir para o céu e nem para o inferno, tendo que ficar perambulando pela terra segurando um nabo com uma brasa dentro para iluminar seu caminho.

O nabo esculpido com um rosto se tornou um símbolo de proteção contra almas como a de Jack.

Quando a tradição do evento chegou nos Estados Unidos, o alimento mais abundante era a abóbora motivo da substituição.

Os mortos vivos, mais conhecidos zumbis, são os seres que voltam a terra em busca de vingança. 

As bruxas ocupam o lugar do misticismo e da magia. Sendo um importante produto da agricultura norte-americana, o milho foi incluído na festividade e espantalhos usados para dispersar os pássaros das plantações eram usados como componentes decorativos. 

Lendas urbanas criadas para assustar crianças relata que, ao anoitecer, os bonecos ganham vida própria.

 
 

Dicas para o Halloween

Filmes de Terror 

Produções cinematográficas de terror ganham visibilidade nessa época do ano. É pensando nos sustos que você pode passar o dia curtindo um filminho.

Preparamos uma lista especial para os nossos leitores, com as produções de 2020. 

  • Alive: é uma produção sul-coreana que retrata um surto não esperado de zumbis.
  • Bulbbul: produção indiana aclamada pela crítica, o filme conta a história de um homem que retorna para casa e se depara com assassinatos misteriosos em sua aldeia.
  • A Babá: Rainha da Morte 2: o filme norte-americano categorizado pelo gênero comédia de terror, conta a hístoria de uma babá nada convencional e seus amigos.
  • Quatro Histórias de Fantasmas: o filme contém quatro segmentos, apresentando histórias de terror antológico.
  • Vampiros contra o Bronx: é uma comédia de terror, que aborda um grupo de adolescentes que tentam proteger sua vizinhança de vampiros.
  • O Halloween do Hubie: comédia americana de terror, conta a história de um morador de Salém que ama o Halloween e precisa salvar a cidade de um sequestrador no da festividade.
 
 

Fantasias de Halloween 

A criançada fica louca por uma fantasia legal para o Dia das Bruxas e apostas de fácil reprodução é o foco de todos. 

Pensando nisso, separamos algumas inspirações de fantasias para crianças.

 
 

O que vale é ter imaginação e brincar com as peças que se possui no guarda-roupas. 

 
 

Maquiagens de Dia das Bruxas

Próximo a data comemorativa, todos buscam inspirações de como entrar na brincadeira. E as maquiagens artísticas tomam conta das redes sociais. 

A maquiadora sul-mato grossense Maria Clara, atualmente moradora em Marietta, na Geórgia, explicou: “Minhas inspirações vêm de filmes e vídeos que vejo, acho incrível podermos nos transformar no que quisermos ser”, pontuou.

Em seu Instagram, Maria Clara divulga inspirações realizadas por ela.

 
A inspiração para essa caveira veio de filmes do Tim Burton - Maria Clara Freitas
 

Atividades para as crianças no Dia das Bruxas

Pedir doces é legal, mas com o passar dos anos, brincadeiras foram criadas para deixar essa época do ano ainda mais divertida como:

Contando histórias: A brincadeira é realizada em um círculo com todos os participantes, uma primeira pessoa escolhe o tema para criar uma história assustadora, cada participante deve contribuir com uma parte, até que todos tenham falado. 

O último da roda é quem encerrará a história, quanto mais personagens e coisas estranhas, melhor a brincadeira se torna. 

Frankenstein: Dê as crianças revistas, cola, cartolina e tesoura. O objetivo é montar um frankenstein com recortes de diferentes pessoas, o dono da melhor colagem ganha um doce.

Verruga de Bruxa: Em um papel pardo desenhe uma bruxa com a altura das crianças que estiverem participando da brincadeira, em seguida, dê goma de mascar para as crianças. A criança que conseguir colar o chiclete no nariz da bruxa recebe um prêmio. 

 
 

Conclusão

O Halloween ou Dia das Bruxas é um evento de história, descontração e união. As alterações na comemoração ao longo do tempo é o resultado da imigração da cultura por diversos países. 

Nos Estados Unidos o dia é considerado feriado nacional e gera forte impulsionamento na economia do país, ultrapassando a páscoa em 2019. 

Assine o Correio do Estado e fique por dentro do que acontece em MS

Felpuda


Racha em entidade religiosa teve péssimas consequências eleitorais na disputa por vagas na Câmara Municipal de Campo Grande.

O quiproquó, também, digamos, com nuance familiar, provocou estragos da-que-les.

Aí, como consequências, fez com que quem está não conseguisse votos suficientes para permanecer em 2021-2024 e quem estava fora tentando retornar ficasse à beira do caminho. 

Como se vê...