O Hemosul, responsável por abastecer unidades de saúde de Mato Grosso do Sul, anunciou estado de emergência nesta quarta-feira (4). O órgão fez o apelo para que doadores de todo Mato Grosso do Sul contribuam com o reabastecimento dos bancos de sangue.
Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas os que estão com estoque em nível crítico são: B+ (4%), O- (7%), A+ (8%) e O+ (20%).
De acordo com o Hemosul, é necessário de 150 a 180 doações diárias para a manutenção do estoque estratégico da unidade. Contudo, na terça-feira (3), no primeiro dia útil após feriado de Dia de Finados, foram realizadas apenas 79 coletas.
“Vale ressaltar que a instituição adotou todas as medidas para prevenir o contágio da Covid-19. O agendamento é uma alternativa para quem preferir se programar”, ressaltou, em nota, o órgão.
Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, 55 kg ou mais, estar saudável e se alimentar antes de ir fazer a doação. Todos os critérios estão disponíveis aqui.
Em Campo Grande, o Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. O atendimento de segunda à sexta-feira é das 7h às 17h, e aos sábados de 7h às 12h. A cada 1° sábado do mês o atendimento é das 7h às 17h.
Também é possível doar nas unidades do Hemosul de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. Confira aqui os endereços e horários de atendimento.