Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CHAMADA

Hemosul dispara alerta com estoques em 15% e convoca doadores

Doadores de todos os tipos sanguíneos são convocados, em especial O positivo e negativo
17/04/2020 15:55 - Súzan Benites


 

Com o isolamento social decretado por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul)  acendeu o alerta de emergência nesta sexta-feira (17) com estoques em 15% dos sangues O positivo e O negativo.

O pedido é para que todo doador, de qualquer tipo sanguíneo, vá a uma unidade ou agende a doação o mais rápido possível para o reabastecimento das bolsas de sangue. A convocatória vale principalmente para os doadores O positivo e negativo, já que o estoque deste tipo está com apenas 15%.

A instituição alerta que a demanda por sangue e plaquetas, nos hospitais públicos e privados do Estado continua, e que a participação frequente dos doadores voluntários é fundamental para manter os estoques e continuar salvando vidas.

Para aqueles que querem doar sangue, a orientação é que vá a uma unidade ou agende, se preferir. Em Campo Grande o agendamento pode ser feito pelos telefones (67) 3312-1516 / (67) 3312-1529 ou pelo número (67)99848-3035 exclusivo para whatssap. No interior do Estado, o agendamento pode ser feito direto nos telefones fixos de cada unidade.

O Hemosul ainda reforça que redobrou os cuidados e está seguindo todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Além da higienização redobrada de materiais de uso coletivo como canetas e pranchetas, o Hemosul delimitou espaçamento entre as cadeiras de espera para que haja o distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores. A instituição também disponibiliza diversos recipientes com álcool 70% para os voluntários.

DOADORES

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos. No Hemosul, quem tem 16 e 17 anos precisa estar acompanhado de pai, mãe ou responsável legal para fazer a doação. Caso o menor de idade seja emancipado, ele pode ir sozinho, levando o documento de emancipação. Já se for casado, deve levar a certidão de casamento.

A primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue. A Rede Hemosul também aceita apenas doadores com 55 quilos ou mais.

Algumas doenças impedem a doação, sendo elas doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Quem estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

CAPITAL

Localizado na avenida Fernando Correa da Costa, em Campo Grande, o Hemosul Coordenador continua atendendo normalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h.

Na segunda-feira (20), decretado ponto facultativo pelo governo do Estado, o atendimento será em regime de plantão das 7h às 12h. Na terça-feira (21) fica fechado devido ao feriado de Tiradentes, e volta a atender normalmente a partir de quarta-feira (22). 

Confira os endereços de outras unidades para doação:

HEMOSUL HOSPITAL REGIONAL – HRMS
Rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, Aero Rancho – Campo Grande/MS
Fone: (67) 3378-2678
Segunda, Quarta e Sexta: 7h às 12h
Terça e Quinta: 7h às 17h

HEMOSUL DOURADOS
Rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial
Fone: (67) 3424-4192
Segunda, Quarta e Sexta: 7h às 12h
Terça e Quinta: 7h às 17h

HEMOSUL TRÊS LAGOAS
Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Colinos
Fone: (67) 3522-7959
Segunda à Sexta: 7h às 12h
Sábado: 7h às 12h

HEMOSUL PONTA PORÃ
Rua Sete de Setembro, s/n, Santa Isabel
Fone: (67) 3431-6134
Segunda à Sexta: 7h às 12h

HEMOSUL PARANAÍBA
Rua Selma Martins de Oliveira, 335, Ipê Branco I
Fone: (67) 3503-1026
Segunda à Sexta: 7h às 11h

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...