Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DOAÇÃO

Hemosul terá atendimento especial de carnaval para suprir demanda de doações

Unidade precisa de bolsas de sangue
20/02/2020 09:44 - Bruna Aquino


O feriado de carnaval é sempre um período crítico nos bancos de sangue de todo Brasil por conta de acidentes nas cidades e estradas. Em Mato Grosso do Sul, além do carnaval ainda existe outra preocupação, que é uma próxima epidemia de dengue, o que aumenta a necessidade de sangue para a produção de plaquetas.

Pensando nisso, o Hemosul divulgou cronograma de horários para atendimento durante o feriado de carnaval. 

Confira na tabela abaixo os horários e local de atendimento para doadores.

 
 

QUEM PODE DOAR?

Para doar sangue ou se tornar um doador é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Os doadores que tenham 16 ou 17 anos, precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

A frequência de doação é diferente entre homens e mulheres.  Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres podem doar até três vezes durante o ano, com intervalo mínimo de três meses.

As unidades do interior acompanham o ponto facultativo decretado pelo governo estadual.

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.