MENU

Clique aqui e veja as últimas notícias!

EMERGÊNCIA

Estoque de sangue O negativo + e - é zerado no Hemosul e Instituição emite alerta

O estoque de O+ positivo também é preocupante, com apenas 22% de bolsas no estoque
25/02/2021 07:30 - Bruna Pasche


Está zerado o estoque de sangue dos tipos O + e - no Hemocentro Coordenador da Capital e a situação é de emergência. Além desses, o estoque de sangue O+ positivo também está em alerta, com apenas 22% no estoque.  

A Instituição convoca a população para que possa doar.  

Últimas notícias

Em Mato Grosso do Sul, apenas 2,2% da população é doadora de sangue, e na Capital esse indicador é de 3%. A Organização Mundial de Saúde recomenda entre 3% a 5% para que seja possível atender a demanda.  

Mesmo com diversas campanhas e parcerias realizadas ao longo de 2020, no início do mês a instituição divulgou que o número de coletas de sangue diminuiu cerca de 10% com relação ao ano anterior em toda a Rede Hemosul.

Embora o indicador pareça pequeno, ele representa 5 mil bolsas de sangue a menos, o que equivale a um mês inteiro de doações.  

CRITÉRIOS  

Para doar, é preciso ter em mãos documento oficial com foto, se alimentar bem antes de doar, possuir mais de 55 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos. Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Alguns remédios e doenças impedem a doação, confira no site www.hemosul.ms.gov.br ou pelas redes sociais.

Segundo o Hemocentro, as vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina. No caso das vacinas contra a covid-19: Coronavac o doador precisa aguardar 48h. Já a Oxford/Astrazeneca a espera são de sete dias.

Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. O Hemosul fica na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande.

Assine o Correio do Estado.