Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DOADORES

Hemosul amplia atendimento em duas cidades

Novo horário de funcionamento se deu em razão aos baixos estoques de sangue
22/07/2020 10:44 - Gabrielle Tavares


As unidades do Hemosul de Dourados e de Três Lagoas estão com novo horário de funcionamento para atendimento ao público.

Em Dourados o atendimento às segundas, quartas e sextas-feiras será das 7h às 12h30, e às terças e quintas-feiras das 7h às 17h.  

Na unidade de Três Lagoas o atendimento passa a ser de segunda a sábado das 7h às 12h.  

A queda significativa nos estoques nos municípios foi o que levou a coordenação a ampliar o horário de funcionamento.  

Para evitar aglomerações, é possível fazer o agendamento da doação. Em Dourados, basta ligar no número (67) 3424-4192, em Três Lagoas o número é o (67) 3522-7959.

Campo Grande  

Na Capital, o Hemosul está em estado de alerta para os tipos sanguíneos A, B e O. 

O agendamento da doação pode ser feito pelos telefones (67) 3312-1516 e (67) 3312-1529. Foi disponibilizado ainda o número (67) 99298-6316, exclusivamente para mensagens por WhatsApp.

Critérios para doação

É necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos.

Alguns medicamentos impedem a doação. Portanto, fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

A primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue. 

Algumas doenças impedem a doação, sendo elas doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. 

Quem estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

 
 

Felpuda


Apressadas que só, figurinhas tentaram se “apoderar” do protagonismo de decisão administrativa. Não ficaram sequer vermelhas quando se assanharam todas para dizer que tinham sido responsáveis pela assinatura de documento que, aliás, era uma medida estabelecida desde 2019. Quem viu o agito da dupla não pode deixar de se lembrar daquele pássaro da espécie Molothrus bonarienses, mais conhecido como chupim, mesmo. Afe!