Cidades

Prevenção ao Câncer

Hospital da Capital desmente boatos das redes sociais e garante que não irá fechar

Direção de unidade publicou vídeo para rebater informação compartilhada na internet

Danielle Valentim

08/09/2015 - 13h00
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A informação de que a Unidade de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos em Campo Grande, localizada no bairro Aero Rancho, estaria prestes a fechar as portas não passou de boatos de redes sociais. Correntes no WhatsApp e Facebook alertavam, desde a semana passada, que a unidade não tinha procura de pacientes e por esse motivo seria fechada. A diretora da unidade, Janete Morais, desmentiu as afirmações em vídeo divulgado nesta terça-feira.

Desde a semana passada, a informação de baixa procura de pacientes por acharem que o hospital é privado movimentou as redes sociais. Em vários grupos de WhatsApp, pessoas compartilhavam que a unidade estaria prestes a fechar.

No vídeo, Janete, que é filha de Antônio Morais dos Santos, doador que possibilitou a criação do hospital, e uma enfermeira do Hospital do Câncer de Barretos explicam detalhes da unidade como por exemplo que os aparelhos são os melhores do mundo e que depois de uma parceria com uma igreja, a Carreta do Hospital já passou por 30 bairros de Campo Grande.

"Essa unidade foi doada pelo seu Morais por amor e por um ato de agradecimento a Mato Grosso do Sul. Todos os profissionais atendem com amor e se utilizam dos melhores equipamentos do mundo, então me surpreendeu muito essa conversa. Há quatro meses, o Veredas da Fé, entrou junto com o Hospital para divulgar e levar os atendimentos a população por meio da Carreta, pois tudo é gratuito, feito para a população", diz.

Um dos objetivos da parceria com a igreja é exatamente a divulgação do serviço gratuito do hospital e também da carreta que percorre os bairros. 

Apesar da aparência moderna e da alta tecnologia dos aparelhos e exames, os atendimentos são gratuitos e direcionados exclusivamente à população que não tem condições de pagar pelo tratamento. No vídeo, Janete ressalta que as pessoas estão tão acostumadas com o mau atendimento que desacreditam que tudo ali seja gratuito.

O QUE PRECISA PARA SER ATENDIDA

A enfermeira Diãnifer. do Hospital do Câncer de Barretos, explica que a paciente que deseja realizar o exame de mamografia precisa estar enquadrada na faixa etária de 40 a 69 anos e para o preventivo, de 25 a 65. "Outra facilidade, é que a paciente não precisa de encaminhamento ou solicitação médica. Basta ligar no 3304-6600 e agendar o exame", diz.

"O objetivo não é somente curar, mas sim prevenir, por isso que o Instituto quer esparramar por todo o Brasil. Campo Grande saiu na frente e nós precisamos da população para evitarmos o sofrimento por esse mal e podermos dizer que Mato Grosso do Sul tem índice baixo de câncer por conta do Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos", finaliza Janete.

HOSPITAL E CARRETA

A Unidade de Prevenção de Campo Grande foi inaugurada em agosto de 2013, com a finalidade de oferecer diagnóstico precoce e prevenção de câncer à população do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi construída com recursos doados pelo empresário da região, Antônio de Morais dos Santos, sendo composta por uma unidade fixa e outra móvel (carreta).

O Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos dispõe de uma área de 2016 m2 construída para exames de rastreamento de câncer de mama e colo uterino.  Já a unidade móvel tem como objetivo percorrer os bairros de Campo Grande, a fim de realizar busca ativa de mulheres que se encaixem na população alvo para diagnóstico precoce de câncer. 

ASSISTA AO VÍDEO NA ÍNTEGRA:

 

Cidades

PRF prende empresário por tráfico de 235kg de cocaína em MS

Além dele, outras duas pessoas envolvidas foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico

19/05/2025 09h45

PRF prende empresário por tráfico de 235kg de cocaína em MS

PRF prende empresário por tráfico de 235kg de cocaína em MS Divulgação

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Um empresário de Itaporã identificado como José Edson Peres Campagnoli de 52 anos, foi preso na manhã do último domingo (18) após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreender 235 quilos de cocaína. A ação faz parte da Operação Frete Ouro Branco, além do homem, outras duas pessoas foram encaminhadas à Polícia Federal.

De acordo com o portal Dourados Informa, a droga estava escondida em um caminhão de uma transportadora de Ponta Porã, que transportava fardos de erva-mate.

Durante a abordagem na Base Operacional da PRF na BR-163 - saída de Dourados para Campo Grande, os policiais desconfiaram da demora no trajeto, já que a nota fiscal emitida pelo motorista, Hugo César Ferreira, havia sido emitida em 11 de maio. Ele chegou a alegar que parou a viagem porque a esposa teria sofrido um derrame.

Devido a suspeita, os agentes vistoriaram o baú do caminhão e encontraram, sob os fardos de erva-mate, caixas com tabletes de cocaína. O motorista confessou que faria a entrega da droga a um terceiro em um restaurante de Dourados.

Já no local, a equipe visualizou um veículo modelo Parati, se aproximando para receber a carga. O motorista foi identificado como empresário no ramo de carretas e tentou fugir, mas foi perseguido e preso. 

Além dele, a esposa também recebeu voz de prisão. A PRF apreendeu R$ 4.500,00 em dinheiro e telefones celulares. Todo o material foi apreendido e o trio foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Outra apreensão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu outros 8 Kg de cocaína, também na manhã de domingo (18), em Anastácio (MS). 

Os policiais fiscalizavam na BR-262, quando abordaram uma motocicleta Honda/CG 150. Durante a fiscalização ao veículo, os policiais encontraram um compartimento oculto, dentro, estavam escondidos os tabletes de pasta base de cocaína. 

Questionado, o condutor disse que não sabia da existência da droga e que voltava do município de Miranda (MS). A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Anastácio (MS).

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TRÂNSITO

Corredor de ônibus na Calógeras virou incógnita para a prefeitura

Trecho chegou a receber obras, mas interferências foram paralisadas em fevereiro de 2023 por rompimento de contrato com a vencedora da licitação

19/05/2025 09h30

Corredor de ônibus na Avenida Calógeras ligaria o Centro ao Terminal Morenão, um dos mais movimentados de Campo Grande

Corredor de ônibus na Avenida Calógeras ligaria o Centro ao Terminal Morenão, um dos mais movimentados de Campo Grande Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

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Com a retomada das obras dos corredores de ônibus em Campo Grande encaminhada, a volta do projeto na Avenida Calógeras ainda é incerta.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Marcelo Miglioli, a implementação do corredor na Avenida Calógeras, que passou por reuniões públicas de requalificação, encontra-se em fase de discussão para possíveis mudanças. 

“O planejamento do corredor da Avenida Calógeras está sendo discutido em reuniões internas. Estamos definindo se a execução seguirá com o plano original ou se haverá adequações”, declarou o secretário. 

O titular da Sisep também confirmou que existe a possibilidade de a via passar por outras obras de recapeamento, tendo a Águas Guariroba como executora do projeto, já que a rede de esgoto da Avenida Calógeras deverá passar por adequações em toda a sua extensão. 

A concessionária de abastecimento de água de Campo Grande, no entanto, informou que o cronograma de obras para ampliação da rede de esgoto na Capital é estabelecido pela prefeitura.

“Atualmente, Campo Grande tem cobertura de 94% da rede de esgoto. Nos últimos anos, a concessionária realizou a implantação de mais de 500 quilômetros de redes, interligando 130 mil pessoas. Sobre a pavimentação asfáltica, a concessionária reforça que realiza a recomposição logo após finalizar suas intervenções na via, mantendo a qualidade do pavimento atual de cada região. Em relação à Avenida Calógeras, até o momento, não há nenhuma previsão de obra a ser executada pela concessionária na via”, declarou ao Correio do Estado.

Além do corredor de ônibus na Avenida Calógeras, a implementação de estruturas para o transporte coletivo devem ser retomadas na Rua Bahia e na Avenida Bandeirantes. Entre as obras paradas de estações de embarque, a da Avenida Gunter Hans é a única que foi retomada para a conclusão do investimento.

Conforme informado pelo secretário Marcelo Miglioli, as avenidas Gury Marques e Costa e Silva também devem entrar no planejamento de construção de corredores de ônibus da Capital.

REUNIÃO PÚBLICA

Com as obras do projeto de criação de corredores de ônibus paradas, a Prefeitura de Campo Grande tentou acelerar, no fim do ano passado, a abertura de licitações para retomar a construção das estações de embarque na Avenida Calógeras.

Paralisado em fevereiro de 2023, o contrato do corredor de ônibus da Avenida Calógeras foi encerrado um ano depois (fevereiro de 2024) e, desde então, a prefeitura tenta retomar a obra, que é alvo de críticas de comerciantes e empresários que trabalham na avenida.

Em reunião pública com a Sisep, realizada em setembro do ano passado, os comerciantes pediram para que fosse reanalisada a construção de uma ciclovia na avenida. 

Eles também são contrários à retirada de uma das faixas de estacionamento, que é necessária para a passagem exclusiva dos ônibus do transporte público. 

De acordo com a Sisep, na época, a construção das estações de embarque na Avenida Calógeras teria o valor de R$ 14,2 milhões, porém, o montante deve ser rediscutido, já que possíveis modificações no projeto devem alterar o orçamento da obra.

OBRA RETOMADA

Conforme informou o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Paulo da Silva, durante seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ônibus, três obras paradas de corredores do transporte coletivo devem ser retomadas neste ano: na Avenida Gunter Hans, na Rua Bahia e na Avenida Bandeirantes.

Cerca de R$ 9,6 milhões estão sendo empenhados para terminar a construção do corredor de ônibus da Avenida Marechal Deodoro e seu prolongamento, a Avenida Gunter Hans.

A execução das obras estão por conta da empresa Engevil Engenharia Ltda., e o projeto prevê a implantação e restauração das quatro estações de pré-embarque da avenida. A faixa exclusiva para ônibus será instalada a partir da rotatória com as avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima. 

As estações de pré-embarque serão implantadas entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna; entre a Avenida Panambi Vera e a Rua Guaraí; entre as ruas Roney Paim Malheiros e Tenente Antônio João Ribeiro. A última estação será entre as ruas Eduardo Contar e Túlio Alves Quito. O prazo para conclusão da obra, retomada no mês passado, é de 12 meses.

Na Avenida Bandeirantes, que é o braço bairro/centro do Corredor Sudoeste, o planejamento é construir, ao longo dos seus 3,5 quilômetros de extensão, sete estações, com módulos de 10 metros em plataformas de 40 metros, localizadas nas esquinas com as ruas Campinas, Hermenegildo Pereira, Bélgica, Tenente Antônio João Figueiredo, Argemiro Fialho – no meio da quadra entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Brilhante – e na esquina com a Rua Visconde Taunay. 

A partir do cruzamento com a Rua 26 de Agosto, o corredor sai da margem esquerda para a da direita, para facilitar a entrada dos ônibus na Avenida Afonso Pena.

Na Rua Bahia, primeiro trecho do Corredor Norte (ligação da Avenida Afonso Pena com o Terminal General Osório), é prevista a instalação de quatro estações, que ficarão nas esquinas com as ruas da Paz, Antônio Maria Coelho, das Garças e das Paineiras.

O corredor será complementado na Avenida Coronel Antonino, no prolongamento da Rua Bahia, até chegar ao Terminal General Osório, recebendo ônibus que vêm dos terminais Aero Rancho e Bandeirantes. Os corredores da Rua Bahia e da Avenida Bandeirantes, de acordo com a Sisep, ainda não tem previsão para retorno das obras.

SAIBA

O corredor de ônibus da Avenida Marechal Deodoro em seu trajeto interligará o Terminal Aero Rancho com o centro da cidade, passando pelo Terminal Bandeirantes no caminho.

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