O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o Programa Mulheres Mil, que oferece 200 vagas em cursos de qualificação profissional destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, bem como vítimas de violência. A seleção acontecerá em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Ponta Porã
Os cursos são gratuitos, com aulas presenciais e bolsa de auxílio para as candidatas selecionadas, voltados para Formação Inicial e Continuada (FIC) e têm como objetivo oferecer novas perspectivas no mercado de trabalho.
As opções de cursos são: Cuidadora de Idosos, com 40 vagas em Campo Grande; Assistente Administrativa, com 40 vagas em Aquidauana, Corumbá e Dourados (120 vagas no total); e Agricultora Orgânica, com 40 vagas em Ponta Porã.
Com duração de quatro meses, os cursos têm carga de 3 horas semanais, realizadas três vezes por semana. Além da qualificação, as participantes que mantiverem frequência nas aulas terão direito a uma Bolsa-Formação, no valor de R$ 150 mensais, totalizando R$ 600 ao longo do curso, para custeio de transporte e alimentação.
Para se inscrever, as candidatas devem ter 16 anos ou mais e ensino fundamental completo. A seleção será realizada com base em critérios como faixa etária, renda familiar e composição do grupo familiar.
Em caso de empate, terão prioridade as mulheres com maior número de filhos menores ou maior número de dependentes.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 1º de setembro pelo site da Central de Seleção do IFMS. O resultado preliminar será divulgado no dia 2 de setembro, com o resultado final no dia 5 de setembro. As aulas começam no dia 9 de setembro.
Essa iniciativa visa promover a inclusão e o empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Divulgação PMA


