Cidades

Cidades

Indicadores da indústria revelam que desempenho foi negativo no segundo trimestre

Indicadores da indústria revelam que desempenho foi negativo no segundo trimestre

AGÊNCIA BRASIL

24/07/2012 - 16h14
Continue lendo...

A produção da indústria teve desempenho negativo no fechamento do segundo trimestre do ano, em junho. Todos os indicadores ficaram abaixo dos 50 pontos, o que mostra resultados "ruins", segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade divulgou hoje (24) o boletim Sondagem Indústrial, que mostra tendência de queda "maior ainda" na produção industrial nos próximos meses, em vista do desaquecimento da atividade. Há redução no nível de empregos e elevação no volume de estoques, especialmente nas grandes empresas.

A indústria registra aumento de custo nas matérias-primas e elevação da inadimplência, além de escassez de crédito. Entre as pequenas e médias empresas, houve queda acentuada do capital de giro, necessário para a continuidade da produção. No fechamento do segundo trimestre, a produção industrial marcou 45,5 pontos contra 54,6 em março, fim do primeiro trimestre. A evolução no número de empregos registrou 47,2 pontos contra 49,5 pontos em março – quando a oferta era maior nos três primeiros meses do ano. O nível de estoques ficou em 52,2 pontos em junho, com aumento de 0,6% sobre o mês de março. A CNI considera que o aumento dos gastos públicos, a queda da taxa de juros no país e as medidas do Plano Brasil Maior "não trouxeram a reação esperada para aumentar o desempenho da indústria no fechamento do segundo trimestre. Os empresários permanecem insatisfeitos com as margens de lucro e apontam para uma situação financeira ruim", destaca o boletim.

O setor automotivo foi o que registrou maior queda na produção e no emprego, de maio para junho, com indicadores entre 36,8 e 40,7 pontos respectivamente. Os estoques aumentaram para 59,7 pontos contra 55,8 pontos em relação ao mês anterior. A entidade vê o primeiro semestre do ano como "perdido". A sondagem foi feita entre os dias 2 e 23 de julho com 1.957 empresas industriais, sendo 711 de pequeno porte, 751 médias e 495 grandes empresas.

Cidades

Amazon adquire direitos de exibição de 'Chaves' na América Latina

m contato com o Estadão, o SBT, casa histórica de Chaves e Chapolin na televisão brasileira, afirmou que essa mudança não afetará a exibição das séries em sua grade

15/06/2025 23h00

Divulgação SBT / Televisa

Continue Lendo...

Duas das séries mais célebres da televisão da América Latina, Chaves e Chapolin ganharão nova casa no streaming. A Amazon anunciou, na sexta, 13, a compra dos direitos de transmissão dos programas de Roberto Bolaños na América Latina (exceto México) e passará a oferecer mais de 500 episódios das criações de Chespirito.

Em contato com o Estadão, o SBT, casa histórica de Chaves e Chapolin na televisão brasileira, afirmou que essa mudança não afetará a exibição das séries em sua grade. "Chaves e Chapolin continuarão na grade de programação, pois a emissora tem os direitos exclusivos de exibição em televisão aberta. Além disso, o aplicativo +SBT tem o direito de exibir alguns episódios dos seriados", afirmou o canal por meio de sua assessoria de imprensa.

Os seriados haviam deixado a programação do SBT em agosto de 2020, após mais de três décadas de exibição no canal, por conta de impasses na negociação com a Televisa. Uma solução viria apenas em setembro do ano passado, quando a emissora brasileira recuperou os direitos.

Até o momento, não foi informada a data para a adição dos episódios de Chaves e Chapolin no catálogo do Prime Video. Atualmente, o streaming conta apenas com sete temporadas da versão animada de Chaves, lançada em 2007.

A vida de Roberto Bolaños, criador das séries, foi adaptada para a série dramática Chespirito: Sem Querer Querendo, atualmente exibida às quintas-feiras na plataforma Max.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Assine o Correio do Estado

BR-262

Idoso de 84 anos é a segunda vítima atingida por barra de ferro em acidente na BR-262

As cidades de Corumbá e Ladário decretaram luto oficial de três dias em respeito aos familiares das vítimas.

15/06/2025 18h00

Barra de ferro atingiu a lateral do ônibus

Barra de ferro atingiu a lateral do ônibus Divulgação

Continue Lendo...

Um idoso de 84 anos, identificado como Marcelino Florentino Filho é a segunda vítima fatal do acidente envolvendo um ônibus da viação Andorinha e um caminhão carregado com minérios. 

Segundo apurações, o idoso estava indo para Corumbá visitar a neta nascida há menos de 20 dias. 

Marcelino foi atingido no tórax pela barra de ferro que atravessou o vidro do segundo andar do ônibus. 

A mesma barra atingiu também a médica Andrezza das Neves Felski, de 27 anos. A jovem estava voltando de uma viagem de férias com o namorado e morreu no local. 

Uma criança de seis anos foi atingida na região da coxa e teve que ser transportada de helicóptero para a Santa Casa de Corumbá, onde continua internada em estado grave. 

Além da criança, ficaram feridos o motorista do ônibus, com ferimentos leves, e uma mulher, que teve fratura exposta da perna, também sendo encaminhada para a unidade de emergência. 

O acidente

A colisão aconteceu por volta das seis horas da manhã deste domingo (15), na BR-262 entre Miranda e Corumbá, distante aproximadamente 400 quilômetros de Campo Grande. 

O ônibus da viação Andorinha seguia sentido Campo Grande - Corumbá e invadiu a pista contrária, onde vinha um caminhão transportando minérios. Com o choque na lateral, uma peça de ferro do caminhão atravessou a janela do segundo andar do ônibus, atingindo os passageiros das três primeiras fileiras do veículo. 

Em nota, a empresa Andorinha informou que está prestando assistência às famílias das vítimas e acompanha junto às autoridades a apuração das circunstâncias do acidente.

A Polícia Civil e a Perícia Científica fizeram os levantamentos para determinar as causas do acidente. Os corpos da médica e do idoso foram removidos para o IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal). O boletim de ocorrência foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil como "praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor". 

Luto 

O prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, decretou luto oficial de três dias em respeito e solidariedade às vítimas e familiares do acidente.

"Neste momento de imensa dor, a Prefeitura de Corumbá se solidariza com os familiares, amigos, colegas de trabalho e todos os impactados por essa tragédia. A gestão municipal está mobilizada, por meio de sua rede de serviços e assistência, para prestar todo o suporte necessário às famílias das vítimas e aos feridos", destacou o comunicado.

O prefeito de Ladário (cidade vizinha a Corumbá), Munir Ramunieh, também decretou luto oficial de três dias.

"É um momento de profunda tristeza para toda a região. Que Deus conforte o coração dos familiares. Nossas orações estão com todos os que sofrem com esta perda", se manifestou por meio de nota.

A Viação Andorinha também se manifestou por meio de comunicado oficial. Leia abaixo:

É com profundo pesar que confirmamos a ocorrência de um grave acidente envolvendo um dos ônibus de nossa frota, registrado nesta data. Infelizmente, o acidente resultou na perda irreparável de vidas humanas.

Neste momento de dor e consternação, nos solidarizamos com as famílias e amigos das vítimas, aos quais expressamos nossos mais sinceros sentimentos. A empresa está prestando todo o apoio necessário às famílias e aos passageiros, buscando oferecer toda a assistência e estrutura possíveis neste momento difícil.

Estamos colaborando integralmente com as autoridades competentes e conduzindo uma apuração rigorosa para esclarecer as causas do acidente. Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e a integridade de todos os nossos passageiros e colaboradores.

Seguiremos atualizando as informações com transparência, responsabilidade e respeito às vítimas e seus familiares.

Empresa de Transportes Andorinha S/A

*Com informações do Diário Corumbaense

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).