Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

LEVANTAMENTO

Índice de isolamento aumenta e secretário reforça pedido para respeitar quarentena

Interior tem aderido mais à convocação de permanecer em casa
06/04/2020 16:02 - Adriel Mattos


 

O índice de isolamento social em Mato Grosso do Sul aumentou nos últimos dias, mas as autoridades seguem preocupadas com o aumento de casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Durante a apresentação dos dados nesta segunda-feira (6), o titular da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) reforçou o pedido para que as pessoas fiquem em casa.

“É importante que a gente mantenha essa recomendação, dentro da possibilidade de cada um ficar em casa, que fique e que cuide de nossos idosos. Aquele que precisar sair e trabalhar, se organizar e fazer isso com o máximo de cuidado possível”, pontuou.  

Monitoramento diário feito pelo Estado através da empresa In Loco aponta que a taxa média do Estado com base nos 79 municípios no sábado (4) foi de 56,7% e no domingo (5) de 64,3%. Em Campo Grande os dados mostram taxa de isolamento social de 50% no sábado e 64% no domingo. No comparativo com o fim de semana anterior o percentual de domingo se repete, mas o de sábado apresenta uma queda de 7%, ou seja, a taxa de isolamento do dia 28 de março foi de 57%.

 
 

As cidades que apresentaram maior índice de isolamento ontem foram Bela Vista (90%), Alcinópolis (75%) e Novo Horizonte do Sul (74,3%). Na outra ponta da tabela, Pedro Gomes (47,9%), Costa Rica (56,8%) e Nova Alvorada do Sul (57,4%) tiveram as piores taxas de isolamento no domingo.

Na Capital, a região da Base Aérea teve o melhor índice de isolamento, com 90% dos moradores ficando em casa. Em seguida, aparece Vila Almeida - 1ª Seção (80,6%), Alphaville 2 (78,2%) e Universitário (77,5%). Por outro lado, Jardim Bela Vista (44,4%), Residencial Nelson Trad (45%) e Jardim dos Estados (50%) tiveram as piores taxas de isolamento.

BOLETIM

O Estado já tem uma morte pela Covid-19, além de 66 casos confirmados, e outros 63 casos suspeitos em monitoramento, conforme boletim epidemiológico atualizado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os casos confirmados estão nos municípios de: Campo Grande (44), Dourados (6), Batayporã (5), Três Lagoas (3), Nova Andradina (3), Ponta Porã (1), Rio Verde de Mato Grosso (1), Alcinópolis (1), Sidrolândia (1), e Chapadão do Sul (1).  

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.