Cidades

Falso Testemunho

Índios mudaram versão sobre a morte do líder Veron

Índios mudaram versão sobre a morte do líder Veron

VÂNYA SANTOS

02/08/2012 - 15h32
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Indígenas que mudaram sua versão sobre a morte do cacique Marcos Veron em troca de vantagens oferecidas por proprietários rurais agora responderão por falso testemunho em ação penal. A denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul contra um fazendeiro, dois índios e um funcionário rural foi aceita pela Justiça Federal de Dourados.

O crime aconteceu em março de 2005, quando um proprietário rural procurou testemunhas do ataque à comunidade indígena Takuara para que, em troca de moto, caminhonete, dinheiro, casa e até mesmo cestas básicas, assinassem documentos que alteravam as declarações feitas à Policia Federal. O fazendeiro e um funcionário “compraram” os novos depoimentos de três indígenas, sendo um adolescente.

Após ser procurado três vezes pelo fazendeiro, uma das vítimas do ataque denunciou a negociação ao MPF. Ao entrar em contato com a vítima, o proprietário rural disse que sabia das dificuldades enfrentadas por ela e se ofereceu para ajudá-la. Ele também ofereceu um “retorno” para que a vítima ajudasse a tirar os “três coitados”, que estavam presos. Os “coitados” a quem o fazendeiro se referia eram Jorge Insabralde, Estevão Romero e Carlos Roberto dos Santos, condenados pela participação na morte do cacique.

Dos quatro índios que receberam a proposta, três aceitaram os favores. As novas declarações assinadas pelos índios em quase tudo diferem dos termos prestados no dia seguinte ao ataque. O proprietário rural e seu funcionário responderão por quatro tentativas de oferecer vantagem a testemunha para fazer afirmação falsa em depoimento policial, cuja pena varia de 3 a 21 anos de prisão e multa. Já os índios responderão por fazer afirmação falsa em inquérito judicial, que prevê prisão de 1 a 4 anos e multa.

Ataque
Acampados na Fazenda Brasília do Sul, em Juti, região sul do Estado, na área reivindicada por eles como Tekohá Takuara, os kaiowá sofreram ataques nos dias 12 e 13 de janeiro de 2003 por um grupo de 30 a 40 homens armados, que foram contratados para agredi-los e expulsá-los das terras.

No dia 12, um veículo dos indígenas com 2 mulheres, um rapaz de 14 anos e 3 crianças de 6, 7 e 11 anos foi perseguido por 8 km, sob tiros.

Na madrugada do dia 13, os agressores atacaram o acampamento a bala. Sete índios foram sequestrados, amarrados na carroceria de uma camionete e levados para local distante da fazenda, onde passaram por sessão de tortura. Um dos filhos de Veron, Ládio, quase foi queimado vivo. A filha dele, Geisabel, grávida de sete meses, foi arrastada pelos cabelos e espancada. Marcos Veron, à época com 73 anos, foi agredido com socos, pontapés e coronhadas de espingarda na cabeça. Ele morreu por traumatismo craniano. 

OPORTUNIDADE

Universidade de Campo Grande abre inscrições para vestibular de medicina

Nesta edição, o processo seletivo oferece duas formas de ingresso, sendo elas: o ENEM ou por meio de Prova Online

22/05/2025 14h30

Uniderp tem inscrições abertas para curso de Medicina até 27/05

Uniderp tem inscrições abertas para curso de Medicina até 27/05 Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

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Para quem quer cursar medicina no próximo semestre, a Uniderp está com inscrições abertas para o vestibular unificado, para pessoas que tenham interesse em estudar na unidade de Campo Grande ou Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.

Desta vez, a seleção oferece duas formas de ingresso: pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para quem participou das edições entre 2019 e 2024, ou por meio de Prova Online, a ser aplicada em 31 de maio. 

As duas maneiras de ingresso exigem pagamento de taxa, sendo de R$ 150 para quem pretende ingressas com a nota do Enem. Já para quem deseja ingressar por meio de Prova Online, o pagamento é no valor de R$ 350. No ato da inscrição o candidato deverá optar por uma das instituições que compõem o presente Vestibular Unificado Medicina Cogna 2025.2

Além disso, é importante ficar atento para o prazo de inscrição, que também é diferente para cada maneira de ingresso. Para quem vai entrar pela Nota do Enem, as inscrições seguem  até 02 de junho, mediante pagamento da taxa.  Já para quem deseja ingressar por meio de Prova Online as inscrições se encerram um pouco antes, no dia 27 de maio

INSTITUIÇÃO

 A Uniderp Campo Grande e a Uniderp Ponta Porã possuem conceito de excelência reconhecido pelo MEC oferecem infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio deaulas práticas.

Visando a qualidade de ensino na formação de profissionais médicos, as instituições são compostas por corpo docente excepcional formado com especialistas que possuem ampla experiência médica e acadêmica, além de parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação, desde o primeiro semestre, que reúne teoria e prática na preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho. 

O curso de Medicina em Campo Grande tem 25 anos e os alunos que optam pela universidade contam com a presença do CEMED dentro do campus para atuação. 

Para conferir mais informações sobre o processo seletivo via Nota do ENEM, clique aqui. E para mais informações sobre o Vestibular Unificado Prova Online, clique aqui

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Logística

MSVia: obras na BR-163 em Mato Grosso do Sul começam em junho

Leilão sem concorrência ocorreu nesta quinta; investimentos somam R$ 16,5 bilhões; primeiras obras priorizam renovação do piso, terceiras faixas e duplicações

22/05/2025 14h28

Leilão da BR-163 ocorreu nesta quinta-feira (22) na B3 em São Paulo

Leilão da BR-163 ocorreu nesta quinta-feira (22) na B3 em São Paulo Reprodução

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A ordem de serviço para início das obras na BR-163 em Mato Grosso do Sul começa no mês de junho, informou o vice-presidente da Motiva (novo nome do grupo CCR), Eduardo Camargo.

As informações foram dadas logo após o leilão simplificado que garantiu à empresa a concessão da rodovia por mais 29 anos, ocorrido nesta quinta-feira (22), na B3, em São Paulo.

Leilão da BR-163 ocorreu nesta quinta-feira (22) na B3 em São PauloTrecho do Anel Viário em Campo Grande, que deve ser duplicado/Gerson Oliveira

A assinatura do termo aditivo do contrato de concessão, que muda os critérios para os estabelecidos no leilão desta quinta-feira, será no mês de agosto, informou o executivo da Motiva. Em Mato Grosso do Sul, a empresa manterá o nome MSVia.

Não houve concorrência no leilão. Conforme o representante da Motiva, a tarifa de R$ 7,50 por 100 quilômetros deve fazer com que o preço do pedágio atual na rodovia seja mantido. Outros players, segundo apurou o Correio do Estado, não conseguiram, em seus estudos, oferecer uma tarifa inferior a R$ 12 por 100 km.

A operação da BR-163 abrange um trecho de 847,2 quilômetros. O leilão da rodovia, que atravessa Mato Grosso do Sul de sul a norte, entre as cidades de Mundo Novo, na divisa com o Paraná, e Sonora, na divisa com o Mato Grosso, é o primeiro do tipo otimizado.

“A nova modelagem permite reequilibrar contratos vigentes com base em critérios técnicos, metas claras, indicadores de desempenho e maior controle social — sem a necessidade de aguardar o término da concessão atual. O modelo foi validado por órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU), o que garante segurança jurídica e reforça a credibilidade do processo perante o mercado”, informa a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a importância desse leilão vai além dos aspectos técnicos e inaugura uma transformação estrutural no setor de concessões rodoviárias no país.

“Pode parecer clichê, mas de fato hoje é um dia histórico. Porque nenhum local do mundo fez ou tem feito algo que nós aqui estamos fazendo. E, quando chegamos à ANTT, em 2021, tínhamos o pensamento, além de fazer grandes leilões, de solucionar o que denominávamos de ativos estressados. Mas, na verdade, não era o ativo que estava estressado — era o regulador, o concessionário. Sobretudo, era o usuário que estava estressado, porque não havia investimento, atendimento esperado, e não adiantava explicar. Faltava um grande ingrediente para enfrentarmos isso: coragem e institucionalização de uma questão que era premente”, disse.

O contrato original de concessão da rodovia foi assinado em 2014, mas enfrentou obstáculos, sobretudo durante a crise econômica de 2016 e 2017, o que fez com que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) interrompesse o financiamento para a duplicação da rodovia à época, somado à redução de movimento na rodovia causada pela diminuição da demanda durante a crise.

Neste novo ciclo estão previstos investimentos de R$ 16,5 bilhões, sendo R$ 9,3 bilhões em melhorias e ampliação da capacidade (Capex) e R$ 7,2 bilhões com custos operacionais (Opex).

Conforme a ANTT, o potencial estimado de geração de empregos diretos, indiretos e por efeito-renda é de 134 mil postos.

Primeiras obras

As primeiras obras na BR-163, apurou o Correio do Estado, serão de melhoria do piso e término de algumas duplicações que foram interrompidas na década passada, cujo trabalho de aterramento e terraplenagem está bastante adiantado.

O maior trecho da rodovia a ser duplicado compreende a intersecção entre as cidades de Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes, passando pelo Anel Viário de Campo Grande.

A duplicação do Anel Viário, conforme o cronograma, deve ser entregue até 2030, após cinco anos da assinatura do termo aditivo do contrato.

A BR-163 conecta 16 municípios de norte a sul do estado, como Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Coxim, Pedro Gomes e Sonora.

Veja o que o projeto contempla:

  • 203,02 km de duplicações
  • 147,77 km de faixas adicionais
  • 28,82 km de contornos urbanos
  • 22,99 km de vias marginais
  • 6 interseções tipo diamante (implantação e melhorias)
  • 7 interseções tipo trombeta
  • 6 correções de traçados
  • 1 trevo completo
  • 67 rotatórias alongadas (implantação e melhorias)
  • 22 retornos em X
  • 22 passarelas
  • 40 retornos em U
  • 49 trechos com iluminação em curvas
  • 379 acessos
  • 56 passagens de fauna
  • 144 pontos de ônibus
  • 55 obras de arte especiais (implantação e melhorias)
  • 3 pontos de parada e descanso
  • 17 bases de serviços operacionais e de atendimento ao usuário (BSOs e SAUs)

 

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