Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TEMPO

Inmet emite alerta de chuva intensa em mais de 10 cidades de MS

Confira se ainda deve chover em sua cidade nesta sexta-feira
13/12/2019 09:46 - BRUNA AQUINO


 

Vem muita chuva por aí. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu sinal alerta de chuva intensa em pelo menos 11 cidades de Mato Grosso do Sul. Segundo alerta, o quantitativo de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/por dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco, sendo as regiões centro-norte e leste do Estado. O aviso termina ainda nesta sexta-feira (13).  

Conforme divulgado pelo instituto, as cidades em alerta são Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Água Clara, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paranaíba, Paraíso das Águas, Selvíria e Três Lagoas.  

O alerta também orienta a população a evitar o mau tempo, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante a chuva, em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos, evitar ficar próximo de árvores ou em locais abertos e em casos de emergências entrar em contato com a Defesa Civil de seu município e o Corpo de Bombeiros. 

Ontem (12), choveu bastante no município de Selvíria com ventos fortes, temporal e trovões. Chuva forte com ruas alagadas também atingiu Cassilândia. A chuva começou ontem a tarde e bastou apenas uma hora para que chovesse 50,1 milímetros, segundo o meteorologista Natalio Abrao. 

Alagamentos também ocorreram em Três Lagoas, segundo o portal JPNews, na cidade, a chuva foi intensa por quatro horas e além dos bairros, a principal avenida Aldair Rosa de Oliveira ficou inundada. Na cidade, só ontem choveu 53,6 milimetros. 

Alagamento em Três Lagoas.

METEOROLOGIA

A previsão ainda indica chuva até o fim de semana em Mato Grosso do Sul, conforme já noticiado pelo Correio do Estado. Entre sexta-feira à domingo às condições meteorológicas são favoráveis à acumulação significativa de precipitação na faixa norte do estado. 

No sábado e domingo em grande parte do Estado, há possibilidade de chuva na região centro-norte, sul e sudeste de Mato Grosso do Sul. 

Há risco potencial de chuvas intensas, porém menos persistentes, que são especialmente favorecidas pelo ciclo diurno de aquecimento. 

ALERTA POR SMS

A Defesa Civil dispõe de canal que avisa em SMS sobre risco de chuva e temporal. Para se cadastrar no serviço, envie um SMS com o seu CEP para o número 40199. Em seguida, você receberá uma confirmação de que o cadastro no serviço foi realizado com sucesso.

 

 

Felpuda


Entre sussurros, nos bastidores políticos mais fechados, os comentários são que história apregoada por aí teria sido construída para encobrir o que realmente foi engendrado em conversa que resultou em negociata. 

O script foi na base do “você finge que é assim, e nós fingimos que acreditamos”. 

Batido o martelo, a encenação prosseguiu e, conforme o combinado, deverão ser apresentados novos episódios.

Ah, o poder!