Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PROCESSO SELETIVO

Inscrições para cursos gratuitos de língua estrangeira começam nesta segunda

São 680 vagas para cursos de Inglês, Espanhol e Libras
15/12/2019 16:29 - GLAUCEA VACCARI


Começa nesta segunda-feira (16) inscrição para processo seletivo com 680 vagas para cursos gratuitos de espanhol, inglês e libras, nos níveis básicos e intermediário, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Para concorrer é necessário ter ensino fundamental completo e início dos cursos será no primeiro semestre letivo de 2020.

As vagas são ofertadas para turmas iniciantes e para as que já se encontram em andamento, o que exige a realização de uma prova de nivelamento. O edital, com as normas do processo seletivo, foi publicado hoje na Central de Seleção. 

Cursos são viabilizados por meio do Centro de Idiomas da (Cenid) da instituição, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. Capacitação será ofertada em duas etapas, com três cada, com certificado ao final de cada nível concluído, com validade nacional.

Inscrição é gratuita e deve ser feita entre os dias 16 de dezembro e 17 de janeiro, pela página da Central de Seleção.

Interessados que não tiverem acesso a internet também podem procurar os campi onde as vagas são ofertadas, de segunda a sexta-feira. Seleção dos candidatos inscritos será feita por meio de sorteios eletrônicos.

Candidatos que desejam ingressar nas turmas acima de nível básico I precisam passar por uma prova, prevista para o dia 15 de fevereiro, para avaliar o nível de proficiência para ingresso em cada nível.

Prova será composta por 42 questões de múltipla de escolha, mas, independentemente do resultado obtido no teste de nivelamento, o preenchimento da vaga só será possível caso o candidato seja selecionado por sorteio, previsto para o dia 19 de fevereiro. 

As aulas para os selecionados das turmas iniciantes começam em fevereiro e das turmas em andamento começam em março.

Confira o edital:

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!