Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PANDEMIA

Pior índice do isolamento social em MS acontece no fim de semana, aponta mapa

Campo Grande está entre as cidades com menor adesão a quarentena
08/06/2020 13:18 - Bruna Aquino


Mapa que mostra o índice de isolamento social no Brasil, mostra que a pior taxa de adesão dos municípios em Mato Grosso do Sul acontece aos fins de semana. O Estado tem hoje 52 município na lista de pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo 2.324 casos confirmados e 22 mortes, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (8) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

Na contramão do cenário, ainda, positivo do Estado estão os indicadores de isolamento social que indicam comportamento de vida normal e grande parcela da população nas ruas em parques e praças públicas.

Segundo o Governo do Estado, a movimentação foi grande no fim de semana, e o mapeamento identificou pouca adesão desde sexta-feira (5) até o domingo (7). As taxas de distanciamento ficaram em 33,1%, 38,5% e 45,1%, respectivamente, comprovando uma certa despreocupação das pessoas com as medidas restritivas.  

No fim de semana, o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende comentou que se continuar esse comportamento as próximas semanas poderão ser piores. "Aqueles que querem pagar para ver vão pagar um preço muito caro. Nós poderemos ter a representação do colapso assim como aconteceu em outros estados. Não é responsabilidade só do governo é de todos. Se  tiver sua participação, nós vamos vencer essa guerra, eu espero que nos próximos dias tenhamos uma taxa melhor de adesão [isolamento social] e uma contribuição melhor de todos os sul-mato-grossenses", destacou. 

Novo Horizonte do Sul registra a pior taxa de isolamento do Estado com 36,7%, seguido de Sete Quedas e Anaurilândia. Campo Grande está entre as cidades maiores com pior incidência do isolamento. Além disso, a Capital está entre as Capitais brasileiras com pior isolamento até ontem (7). O índice mapeado foi de 44,28% e  os bairros com menor adesão para o dia foram o Universitário (31,1%), Vila Aimoré (31,3%), Jardim das Cerejeiras (32,3%), Jardim Seminário (32,5%) e Vila Nasser (33,3%).

Nas cidades com maior número de contaminados, as taxas de isolamento foram de 51,2% em Dourados, 50,9% em Guia Lopes da Laguna, 44,5% em Fátima do Sul, 47,1% em Três Lagoas e 48,9% em Rio Brilhante.

 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.